Curve pode ser a alternativa ao MBWay? App de cartões bancários já permite enviar dinheiro sem pagar taxas

Curve Send
Curve Send

A aplicação Curve, que nos permite criar um cartão bancário gratuito que permite juntar vários MasterCard num só, acaba de lançar uma funcionalidade de enviar dinheiro que funciona como o MBWay.

É uma tendência que acaba por marcar 2019. As aplicações de pagamentos online, com possibilidade de gerar um cartão bancário físico e digital gratuito, começaram a ganhar vários utilizadores em Portugal, com uma em destaque: a Revolut.

Esta marca, que faz parte daquelas empresas a que se chamam ‘fintech’ (ou seja, ‘financeiras tecnológias’) já tem mais de 300 mil utilizadores em Portugal e abriu caminho para que outras aplicações semelhantes começassem a ter aceitação pelos consumidores nacionais. Pode ler um artigo bastante completo sobre esta tema no nosso site Business.IT.

Curve permite ter todos os cartões MasterCard num só

Depois da Revolut, apps como a N26 e a TransferWise passaram a ser usadas com alguma regularidade e acabaram por ‘forçar’ os bancos tradicionais portugueses a criar soluções semelhantes – exemplo isso é a Moey, do Crédito Agrícola.

A Curve (faça download da app para iOS ou Android) também está na linha da frente destas novas soluções de pagamento e tem uma característica que a destaca das restantes: a possibilidade de, sob um único cartão, termos vários MasterCard agregados.

Esta capacidade faz com que, na app, possamos associar um cartão que já temos ao físico que a Curve nos manda gratuitamente para casa – desta forma, podemos andar apenas com um cartão Curve, que se pode comportar como qualquer um que escolhermos na app.

Outra das características da Curve é permitir reverter para a possa conta uma percentagem das compras que fazemos em lojas seleccionadas, o chamado cashback. Na app temos de escolher três, onde as compras nos dão sempre 1% do que gastamos – a Netflix, a Starbucks ou a Apple são algumas das marcas onde podemos usar este bónus.

Curve Cash

Enviar dinheiro aos amigos sem pagar taxas, com a Curve

Mas, a principal novidade de 2019 da Curve foi mesmo a anunciada esta semana: a Curve Send, que passa a funcionar como o MBWay, mas sem termos de pagar as taxas associadas que todos os bancos já têm activas e que podem chegar aos dois euros.

Para enviar dinheiro aos amigos com o Curve Cash, estes também têm de ter a app instalada no smartphone e já ter pedido um cartão – a marca envia-o pelo correio, sem custos, totalmente grátis. Depois, tem de entrar no separador ‘Send’, que está na barra de menu da app, em baixo.

Em seguida, basta autorizar a app a aceder à lista de contactos e seleccionar um amigo a quem quer enviar dinheiro – o número de telefone está associado à conta Curve.

Usar um código Curve que dá dinheiro grátis na primeira compra

Se ainda não tem uma conta Curve e quiser receber cinco libras (cerca de 5,5 euros) em dinheiro na app, pode usar o código de referência NQAMJ6ZD no registo, que lhe oferece estas cinco libras assim que fizer uma compra com o cartão Curve que receber. Pode também registar-se directamente com este código pelo link curve.app/join#NQAMJ6ZD.

A app N26, também funciona com códigos de referência que dão dinheiro aos utilzadores. Para ganhar 15 euros quando gastar 15 com a app, basta usar o código N26 ricardod9122; na app TransferWise é igualmente possível ganhar dinheiro com referências: registe-se a partir deste link e depois partilhe a sua referência com três amigos para receber 60 euros na sua conta.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].