Tua Vinharia: a nova loja de vinho da Póvoa tem perfume timorense e também vende café

Tua Vinharia
Tua Vinharia

Depois de uma temporada a viver em Timor-Leste, Jaime Xavier e Carla Fonseca decidiram abrir uma wine house na Póvoa do Varzim. Nas prateleiras, além de mais de 300 referências de vinho, também há café.

Para muitos, a palavra ‘tua’ é imediatamente associada a duas coisas: ao pronome possessivo e ao rio português afluente do Douro, que também dava o nome a uma linha ferroviária.

Mas ‘tua’ também tem outro significado do outro lado do Mundo, num país que foi uma colónia portuguesa durante quase quatrocentos anos: Timor-Leste. Aqui, ‘tua’ (em tétum, uma das suas línguas oficiais) significa ‘vinho’.

Foi com esta palavra a fazer eco que Jaime Xavier e Carla Fonseca chegaram de Timor, depois de uma temporada a viver nesta ilha do Pacífico. Quando chegaram a Portugal, à Póvoa do Varzim, sentiram que faltava alguma coisa.

«Não era fácil encontrar muitos dos vinhos de que gostávamos e por isso decidimos abrir a Tua Vinharia», conta o casal. O nome é, assim, uma homenagem a Timor-Leste, mas também à região do Tua, no Douro, «a mais antiga região demarcada do mundo».

A Tua Vinharia tem «mais de trezentas referências» de todos os tipos de vinho (de Norte a Sul de Portugal, incluindo as ilhas) e um dos principais negócios é a exportação para Timor-Leste. Mas também há espaço para beber um copo e relaxar: «É um ponto de encontro para apreciadores de vinho, mas também para aqueles que querem partir à descoberta deste néctar», lembram Jaime e Carla.

Além do próprio nome e dos contactos para a exportação, a Tua Vinharia tem ainda mais uma ligação a Timor-Leste: o café deste país, que também pode ser encontrado à venda, lado a lado com os vinhos portugueses.

«Nesta loja encontram-se, provavelmente, os melhores vinhos e o melhor café do mundo», acreditam Jaime Xavier e Carla Fonseca. A Tua Vinharia fica no número 52A da Rua António Graça, na Póvoa do Varzim; para mais informações pode usar o número de telefone 914 439 900 ou aceder ao site da loja.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].