Grandes ecrãs, 8K; grandes ecrãs, 8K: o ping-pong da Samsung para 2020 é um jogo para encontrar a melhor TV

Samsung Forum Malta ©Trendy
Samsung Forum Malta ©Trendy

O Samsung Forum deste ano, que aconteceu em simultâneo com a apresentação da nova gama de smartphones S20, em São Francisco, foi uma ode ao 8K, um formato que a marca quer tornar acessível a todos.

Todos os anos, a Samsung reúne jornalistas de toda a Europa no seu Forum para mostrar as novidades e as tendências das suas gamas de TV, multimédia e electrodomésticos – no fundo, tudo aquilo que não são smartphones, que têm direito a um evento próprio, o Unpacked.

Em 2020 os dois aconteceram quase em simultâneo. Na mesma semana e apenas com dois dias de diferença, a nossa equipa teve de se desdobrar entre estas duas apresentações: uma em São Francisco (nos EUA) e outra em Malta (Europa). Se numa ficámos a conhecer os smartphones S20 e o novo foldable Z Flip, na outra as novidades chegaram sob forma de ecrãs… muito maiores.

Topo de gama 8K da Samsung custa quinze mil euros

Não há dúvidas sobre a aposta da Samsung para 2020. O 8K é o formato que a marca coreana quer ver popularizado durante este ano, embora, como seria de esperar, os preços das televisões com esta qualidade de imagem não sejam muito convidativos. O topo de gama Q950 tem versões de 65, 75 e 85 polegadas, com o modelo mais caro a chegar aos 14 999 euros e o mais barato a “bater” nos 4999.

Segundo Nathan Sheffield, responsável europeu pela área de TV, esta gama é a nova geração de ecrãs imersivos e inteligentes da Samsung. As novas televisões destacam-se, além dos grandes ecrãs 8K, por terem o chamado ‘ecrã infinito’, ou seja, sem moldura visível (a não ser na base, onde se mantém uma pequena barra negra) e por terem uma espessura de apenas quinze milímetros.

A melhor qualidade de imagem «acessível a todos»

O jogo de ping-pong entre o tamanho de ecrã e a qualidade 8K reflecte-se ainda noutros dois modelos que vão extremar ainda mais a oferta da Samsung: as Q900TS e Q800T começam nas 55 (uma forma de tornar o 8K «acessível a todos», sublinhou Nathan Sheffield) e chegam às 98 polegadas.

Para tornar popular este formato, a Samsung (e a Samsung Display) assume-se como membro da 8K Association, uma organização da qual também fazem parte marcas como a Hisense, a Panasonic e a TCL.

Gama ©Samsung 2020

Sero, a TV que anda à roda

Durante o Forum Samsung, onde a marca expôs todas estas novidades, foi possível ver ainda o funcionamento in-loco de várias tecnologias associadas às TV, como as de som Active Voice Amplifier (que aumenta apenas o volume dos diálogos quando se liga uma aspirador numa sala, por exemplo) e o Objecting Tracking Sound+ (onde os altifalantes da TV emitem som consoante o posicionamento da fonte, no ecrã).

O outro grande destaque do Forum 2020 acabou por ser a presença da Sero (4K, 43 polegadas – vídeo em baixo), uma televisão rotativa que gira consoante a orientação de um smartphone, para vermos vídeos na horizontal e na vertical, um equipamento que a marca diz ter sido pensado para os millenials e que vai ter um preço de 1499 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].