O Disney+ não chega a todo o mundo, mas The Mandalorian já. A série é líder de downloads piratas

The Mandalorian Disney Plus
The Mandalorian Disney Plus

O Disney Plus está apenas disponível em três países e, como é óbvio, os interessados em ver a sua primeira grande série original, The Mandalorian, são mais que muitos. É natural, por isso, que o recurso à pirataria seja uma opção.

Acreditamos que, se a Disney+ tivesse chegado mais países na sua data original de lançamento, haveria muita gente disposta a pagar 6,99 euros por mês para ter acesso a todas as temporadas de The Simpsons, a saga completa Star Wars em 4K e os filmes do Universo Cinemático da Marvel.

A vontade de ver filmes e séries quando estes não estão disponíveis de forma legal, é como a vida, na citação da personagem Ian Malcom (Jeff Goldblum) em Jurassic Park: «Encontra uma forma». E essa forma é, como seria de esperar, o download ilegal em sites de torrents.

Mandalorian ajuda Disney+ a chegar aos dez milhões

Não é, por isso de estranhar que, com todo o hype que rodeou a estreia de The Mandalorian, esta série já esteja no top dos conteúdos mais pirateados nos sites que disponibilizam estas versões ilegais e copiadas das originais.

A série que conta a história de um bounty hunter (caçador de recompensas) da mesma “linhagem” de Boba Fett, no universo Star Wars, estreou com o lançamento do Disney+ nos EUA, Canadá e Holanda e não pode ser desassociada do sucesso repentino da plataforma – os analistas esperavam que este serviço de streaming chegasse aos dez milhões de assinantes num ano, mas isto foi conseguido… num dia.

O facto de The Mandalorian ter o “selo” Star Wars e realização de Jon Favreau é, claro, um grande atractivo para os fãs – e fãs da Guerra das Estrelas é coisa que não falta por todo o mundo. Por isso, é fácil perceber o interesse em ver versões pirateadas desta série.

Episódios novos todas as semanas até 27 de Dezembro

Cerca de 24 horas depois da estreia do primeiro episódio, The Mandalorian tornou-se no conteúdo mais popular em sites de torrents como no The Pirate Bay, inclusive com versões 4K, ou seja, com a mesma qualidade da original, que está no Disney+.

Com episódios a todas as Sextas-Feitas até ao fim de Dezembro (fora uma excepção, explicada pela estreia de The Rise of Skywalker), é natural que haja sempre uma corrida desenfreada aos downloads ilegais e que a série protagonizada por Pedro Pascal se torne mesmo, nas mais pirateadas dos últimos anos, a pare de Game of Thrones.

A primeira temporada de The Mandalorian vai ter oito episódios com o último a estrear no Disney+ (e também nos sites de torrents, claro) a 27 de Dezembro. Aqui fica o calendário completo com as datas de lançamento de todos os episódios.

Episódio 1: 12 de Novembro
Episódio 2: 15 de Novembro
Episódio 3: 22 de Novembro
Episódio 4: 29 de Novembro
Episódio 5: 6 de Dezembro
Episódio 6: 13 de Dezembro
Episódio 7: 18 de Dezembro (Quarta-Feira)
Episódio 8: 27 de Dezembro

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].