Effaclar Spotscan. A nova app para smartphone da La Roche-Posay ajuda a controlar o acne

por • 18 Outubro, 2019 • Bem Estar e Beleza, High-TechComentários fechados em Effaclar Spotscan. A nova app para smartphone da La Roche-Posay ajuda a controlar o acne315

O desafio é da La Roche-Posay: «Assine um tratado de paz com o acne». Para ajudar, a marca de cosmética lançou a app para smartphones Effaclar Spotscan.

A inteligência artificial está um pouco por todo o lado, especialmente em várias aplicações para smartphones que analisam imagens ou situações e nos dão informações suplementares sobre uma determinada situação.

Por exemplo, as câmaras de vários smartphones Android já conseguem identificar objectos para onde estão apontadas e até regular a abertura ou exposição, assim com a aplicação de filtros, para fotografar uma planta ou um animal – é o que faz a app Google Lens.

Usar a câmara para analisar o nível de acne

A câmara é precisamente o elemento essencial desta nova app da marca de cosmética La Roche-Posay: basta entrar em modo selfie (também funciona com a câmara traseira), apontar para a cara e deixar a app Effaclar Spotscan (download gratuito) analisar o nível de acne e oleosidade da nossa pele, com recurso à inteligência artificial.

O objectivo é tornar esta app «numa extensão de uma consulta com um dermatologista» e usar a Effaclar Spotscan para ter um «acompanhamento personalizado e um follow-up após o diagnóstico», explica a La Roche-Posay.

Em concreto, temos de tirar três fotografias com a Effaclar Spotscan: uma frontal e outras duas aos perfis direito e esquerdo. Com estas imagens, o algoritmo de IA da app analisa o rosto e, segundo a marca, vai identificar «quaisquer imperfeições» ao mais «ínfimo detalhe».

Ao analisar borbulhas, pontos negros e marcas de pigmentação, a app consegue «delimitar o nível de acne da pele». Se, por exemplo, a Effaclar Spotscan detectar um grau 2, vai de imediato «aconselhar uma consulta presencial com um dermatologista».

IA da Effaclar Spotscan “aprendeu” com seis mil fotografias

Outra dos recursos é o simulador Antes/Depois, onde a app mostra como será a nossa cara depois de seguir os tratamentos e rotinas sugeridas, depois de analisado o nível de acne. Aqui, há ainda um ‘Diário da Pele’ onde será possível acompanhar a evolução desses tratamentos.

Para desenvolver esta tecnologia de inteligência artificial para analisar caras e detectar níveis de acne, a La Roche-Posay «convidou dermatologistas nacionais e internacionais a analisarem mais de seis mil fotografias de homens e mulheres de várias de etnias, tipos de pele e níveis de gravidade da acne, numa escala de 0 a 4+».

A informação foi depois carregada para a aplicação que, com isto, “aprendeu” a identificar sozinha este problema de pele. No entanto, deve ter-se em atenção que este tipo de procedimento nunca deve substituir a análise de um médico – deve ser, sim, um ponto de partida para procurar ajuda especializada e não ser levado em conta como um diagnóstico 100% certo.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish