A tecnologia de som Dolby Atmos, que dá mais imersividade sonora, vai ser usada pela primeira vez em oito salas nacionais com um filme português: Variações.
O filme que conta a história de António Variações (principalmente, o período entre 1977 e 1981), protagonizado por Sérgio Praia, vai ser a primeira longa metragem nacional a usar a tecnologia de som Dolby Atmos.
Criada em 2012, o Dolby Atmos «consiste num posicionamento mais alinhado das colunas de som, orientando-as de forma a que os elementos sonoros independentes possam sobrepor-se aos canais de áudio tradicionais».
A estreia de Variações está marcada para 22 de Agosto num ano que se se celebram os 35 anos da sua morte e os 75 do seu nascimento. Realizado por João Maia, o filme conta ainda com Filipe Duarte, Victoria Guerra, Teresa Madruga e José Raposo.
Para ver (e ouvir) o filme com Dolby Atmos vai ser preciso comprar bilhete para uma destas oito salas: Vasco da Gama (Lisboa), Oeiras Shopping, Fórum Almada, Évora Plaza, Mar Shopping (Almancil), Parque Nascente (Gondomar), Braga Parque e Cineplace Nova Arcada (Braga).