Guia para arrendar uma propriedade em Portugal

Os valores dos imóveis em Portugal podem variar significantemente entre as localidades mais afastados e as principais cidades, tanto em termos de custo como em termos do tipo de contratos disponíveis.

Seja por estar à procura de uma casa de férias ou um de apartamento mais actual, encontrará uma grande variedade de propriedades em Portugal. Este breve guia descreve-lhe o que precisa de saber como futuro locatário ou comprador.

Deve arrendar ou comprar?
Para aqueles que desejam ficar em Portugal mais do que apenas no período de férias, surge a questão de qual será a escolha com melhor relação custo/benefício: arrendar ou comprar?

Por muito que os preços do mercado imobiliário estejam em alta, tais preços podem ser aliviados pelas baixas taxas de juro dos créditos à habitação. No entanto, tem que se pensar também nas restantes despesas inerentes do processo de compra como seguros, escrituras, impostos (IMT, IMI, IS), condomínio e obras da casa.

Arrendar significa menos preocupações no presente, visto que não precisará de se preocupar com despesas inerentes à compra. Mas, caso já possua os valores disponíveis no banco para tal, a compra mostra-se mais vantajosa já que traz menos preocupações no futuro.

Encontrar uma propriedade
Vários factores influenciarão nesta decisão: desde questões monetárias (viver no interior é menos dispendioso que nas grandes cidades), a questões de preferência por praias ou cidade, casa ou apartamento, locais com boas escolas ou locais tranquilos para viver a sua reforma.

Após estabelecer as suas preferências, a tecnologia permitir-lhe-á pesquisar quais as propriedades e localidades que mais satisfazem as suas necessidades.

Documentos necessários
Se está a pensar comprar uma casa, prepare-se para pegar em papel e caneta porque os documentos necessários não são poucos, mas organizar-se de forma a obter todos os elementos desta checklist é um processo que acaba por ser bem satisfatório:

Registo Predial;
Caderneta Predial;
Certificado Energético;
Ficha Técnica;
Licença de Utilização;
Custos esperados.

De forma geral, é seguro afirmar que quanto mais rica e maior a cidade, mais se pagará pelo metro quadrado. Se está à procura de oportunidades de trabalho para mudar de vida, normalmente os locais mais procurados são Lisboa e Porto e, o preço em média de uma casa com cem metros quadrados é de 287 700 euros (por exemplo, 2877 euros por metro quadrado) e 152 500 euros (1525 euros por metro quadrado), respectivamente.

Conselhos gerais para quem quer arrendar
Seja em Portugal ou em qualquer outro país, antes de celebrar um contrato que envolva um arrendamento de um imóvel, o ideal é visitar o imóvel. Muitas aplicações, websites e até mesmo algumas agências imobiliárias tentam garantir que o imóvel se apresenta em bom estado e de acordo com o que se está pagar, mas é importante ter muito cuidado com esquemas fraudulentos muito comuns em plataformas digitais.

Ter dados de valores e estatísticas de preços praticados na cidade para a qual se pretende mudar irá facilitar as transações e evitar que seja enganado. Demonstrar que os seus documentos estão em ordem, assim como verificar todos os documentos do locador são passos que não devem ser subestimados.

Em países como Portugal e Itália, é comum os locadores não quererem declarar rendimentos de arrendamentos, fazendo com que estes não exijam também os documentos do locatário. Fuja igualmente destes esquemas, pois por mais que pareçam menos dispendiosos, não será nada vantajoso se originarem problemas legais.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.