O iogurte da moda skyr ganhou mais uma referência em Portugal: agora é a marca Siggi’s que chega ao País, com distribuição da Nestlé.
Começou a ser vendido no início de Maio, mas só agora tivemos oportunidade de experimentar os novos Siggi’s, o skyr criado pelo islandês Siggi Hilmarsson nos EUA.
A Nestlé enviou-nos as três versões existentes que já estão à venda em Portugal: Natural, Morango e Mirtilo, qualquer uma delas já vista noutras marcas que já podiam ser encontradas nos supermercados.
Na prova, os Siggi’s cumprem o que és esperado de um skyr normal: são espessos, porem leves, e saborosos. Não são excessivamente doces, o que é bom, nem muito amargos – há um bom equilíbrio de sabor nesta nova marca que entrou em Portugal.
O posicionamento dos Siggi’s, porém, está em fazer passar a ideia de que se trata de um iogurte quase artesanal, sem lugar na receita para «conservantes, corantes, aromas artificiais, gorduras e açúcares adicionados», garante a marca.
Segundo a Siggi’s, o único doce que sentimos, nas versões de fruta, é o esperado da fruta e um pouco de açúcar de cana. Já no natural, é «apenas que está no leite», ou seja, a «lactose».
Esta marca criada por Siggi Hilmarsson (na foto, em baixo) e que agora chega a Portugal pela mão da Nestlé aponta ainda o facto de a lista de ingredientes estar reduzida ao essencial: «Os nossos produtos são feitos com ingredientes simples e naturais – ingredientes simples de perceber que facilmente todos os consumidores conhecem ou podem ter em suas casas».
O facto de ser a Nestlé a trazer o Siggi’s para Portugal também tem uma razão: a marca diz que faz parte de uma estratégia que quer promover «todos os níveis do bem-estar natural».
Nuno Tavares, director de marketing, promete que os futuros novos lançamentos da Nestlé serão «sempre em linha com a depuração das receitas, poucos ingredientes e menos açúcar».
O tema da redução do açúcar nos alimentos tem sido, aliás, uma das preocupações da Direcção-Geral de Saúde, que assinou, no princípio de Maio, protocolos com vários representantes da indústria alimentar em Portugal para reduzir quer o açúcar, quer o sal, nos alimentos.
Em relação às características nutricionais destes skyr da Siggi’s que agora começam a ser vistos nas lojas portuguesas, temos 10 gramas de proteína por cada 100 nos sabores de morango e mirtilo; já no sabor natural, há 11/100 gr. Cada copo tem 150 gramas de iogurte
Sem qualquer teor de gordura, os Siggi’s de fruta (com sumo concentrado de limão na lista de ingredientes) têm 7,4 gramas de açúcar (um valor mais alto em relação aos produtos equivalentes da Milbona, por exemplo, mas menor que os de sabores da Bierdermann) e chegam às 72 calorias
Já a versão ‘plain’ é naturalmente menos calórica e doce, com 60 kcal e apenas 3,5/100 gramas de açúcar. Os preços também estão um pouco acima do que é normal neste tipo de produto, mas a marca explica a diferença pela produção ser mais artesanal: cada embalagem custa 1,29 euros.