YourBestLife: quem é que é quer viajar pelo mundo durante seis meses com tudo pago?

Se acha que a sua vida precisa de levar uma volta (ao mundo, neste caso), o programa de formação YourBestLife é para si: em causa está uma viagem por quatro continentes, durante meio ano, com um salário mensal de 1300 euros.

Viajar e ainda ser pago para isso é um daqueles sonhos que mais parece ser um mito. Mas a verdade é que essa possibilidade existe mesmo, desta vez com o programa YourBestLife.

Primeiro, é preciso explicar o que é este ‘programa’, criado em Portugal, pela start-up HumanEyes. Segundo os responsáveis, é uma «abordagem inovadora aos métodos de aprendizagem contemporâneos» que tem como objectivo dar aos participantes «competências em várias áreas».

Essas áreas – actividades de lazer, voluntariado e formação – são feitas com base nos três pilares, fundamentais do programa: «Integração & Diversão, Impacto Social e Percurso Profissional».

Os criadores do YourBestLife dizem que a interacção cultural e a aprendizagem mútua são formas de «desenvolver competências cada vez mais valorizadas pelas empresas no recrutamento» (uma das parceiras do programa é, precisamente, a Randstad, juntamente com a Sony e a WeChangers); no final da experiência, os participantes recebem ainda um «certificado oficial de participação, que funciona como mais-valia ao nível profissional».

No seu programa de viagem, o YourBestLife tem dez países: Costa Rica, Perú, África do Sul, Ilha Reunião, Índia, Butão, Myanmar, Indonésia, Irlanda e Portuga. O critério de escolha foi o de «oferecer uma visão global aos níveis de localização, clima, cultura e desafios».

Ao todo, este programa de formação em forma de viagem à volta do Mundo, vai seleccionar sete participantes (entre os 18 e os 35 anos) que partem à aventura em grupo. Os perfis de que a Randstad e a YourBestLife estão à procura são «diferentes e complementares»: viajante, novo-viajante, aventureiro, comunicador, contador de histórias, escritor de histórias e apoiante de causas sociais.

Esta abrangência dos perfis «reforça o objetivo de abrir o programa a todo o público interessado em histórias e viagens, incluindo viajantes e não-viajantes», explica Guilherme Melo Ribeiro, co-fundador e CEO do programa YourBestLife.

Para garantir que os participantes fazem a sua formação sem problemas, todas as despesas da viagem, incluindo voos, alimentação, alojamento, seguros, formações e actividades são oferecidos pelo programa YourBestLife, que vai ainda pagar 1300 euros (1500 dólares) por mês a cada participante para «despesas-extra».

Esta grande viagem de formação pessoal e profissional, que pode mudar a vida a sete pessoas, vai acontecer entre Fevereiro e Julho de 2020. Para já, decorre o período de inscrições, que está aberto até Novembro deste ano: se acha que tem o que é preciso para entrar nesta aventura pode candidatar-se no site do programa YourBestLife.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].