Dúvidas sobre o tamanho da mala para levar na cabine do avião? A Momondo resolve isso na app

Momondo Medir Bagagem
Momondo Medir Bagagem

A Momondo passou a ter uma funcionalidade na sua app para smartphones que permite medir uma mala ou mochila, com recurso à tecnologia de realidade aumentada.

Não é uma “ciência” certa, até porque as low-cost têm as suas próprias regras (com medidas diferentes em cada caso), mas a Momondo garante que esta sua nova funcionalidade «cumpre os requisitos de várias companhias aéreas».

Pelo menos, ficamos logo a saber se a nossa bagagem de mão está de acordo (ou não) com as medidas da empresa com a qual vamos voar: para isso tem aqui um guia feito pela eDreams que o pode ajudar a saber as regras da TAP, Ryanair ou EasyJet, por exemplo.

Para usar a nova funcionalidade, basta abrir a app da Momondo e, logo no ecrã inicial, puxar a interface para cima para ter acesso a opção ‘Mede a tua mala’.

Assim que tocamos nesta indicação, a Momondo explica como é que vai fazer para conseguir definir as medidas da mala que queremos levar na cabine do avião; de seguida, a app usa a câmara do smartphone para fazer a análise, com recurso a realidade aumentada.

Primeiro é preciso colocar a mala num sítio bem iluminado e com um bom contraste – ou seja, evite usar a app com uma mala escura num sítio que também tenha o mesmo tom da bagagem.

Depois, é preciso manter pressionado o botão branco que aparece no ecrã e ir rodando à volta da mala, aproximando e afastando o smartphone, para que a app da Momondo faça as medições.

Finalmente, a app cria um volume digital com as dimensões aproximadas da mala (podem não ser mesmo exactas) e podemos logo ver que companhias aéreas é que autorizam a nossa bagagem na cabine.

Esta tecnologia já foi usada para outras marcas, em diferentes contextos, como por exemplo a Ikea. Na app Place é possível, e também com a câmara do telemóvel, mobilar uma sala de forma virtual, com os produtos da loja, para termos uma ideia de como fica uma decoração.

A aplicação está disponível para iOS (iPhone SE, iPhone 6S e posteriores, iPad Pro e iPad de 2017) e Android, mas a Momondo ressalva que pode haver smartphones com este último sistema operativo que não funcionam com a ferramenta de realidade aumentada de medição de bagagem.

Há ainda outra ressalva feita pela Momondo: o facto de algumas companhias aéreas low-cost apenas «aceitarem sacos de mão e/ou mochilas como tamanho-padrão» e obriguem a «pagar uma taxa para levar outra bagagem considerada de cabine».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].