Ikea Place: a app de realidade aumentada do Ikea chegou a Portugal

Quase um mês depois de ter sido anunciada, a aplicação para iPhone ou iPad Ikea Place chegou finalmente à App Store da Apple.

A app Ikea Place é uma novidade da cadeia sueca de móveis, que permite aos utilizadores experimentar, através da realidade aumentada, como é que os móveis ficarão nas divisões.

A ideia é que seja mais fácil avaliar que espaço vai ocupar o artigo numa determinada divisão, se se integra bem na decoração ou até a funcionalidade do objecto.

Em primeiro lugar, tem de fazer um scan à divisão (sala), para que a app possa ter a noção do espaço. Depois basta escolher um banco, cadeira, sofá ou cama, por exmeplo, que fica disponível num modelo 3D feito à escala.

É possível rodar o modelo e colocá-lo no espaço desejado. A app permite ainda tirar uma foto do espaço com o modelo inserido e a consequente partilha no WhatsApp ou mo Instagram.

Já tivemos oportunidade de experimentar as funcionalidades da nova aplicação da Ikea e a verdade é que tudo funciona muito bem, com as escalas certas. As imagens que resultam da integração dos modelos 3D são realistas e até podem enganar algumas pessoas, tal é a aproximação à realidade.

A interface é baste simples de usar e o portfólio de mobília Ikea disponível é monstruoso – só a área de sofás e cadeirões tem mais de 600 referências.

Se tiver um iPhone ou um iPad com iOS 11, está com sorte: pode fazer o download gratuito da Ikea Place aqui. Se tiver um modelo com Android, vai ter de esperar, pois a Ikea não deu qualquer informação sobre a disponibilidade desta app de realidade aumentada para Android.


*com Cátia Rocha (PCGuia)

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].