Le Monumental Palace

Le Monumental Palace: conheça o novo hotel de cinco estrelas do Porto que fica nos Aliados

por • 9 Março, 2019 • Luxos, TRENDY Best Of, Viagens e HotéisComentários fechados em Le Monumental Palace: conheça o novo hotel de cinco estrelas do Porto que fica nos Aliados1044

É a estreia da francesa Maison Albar Hotels em Portugal. A primeira abertura é o Le Monumental Palace, na Avenida dos Aliados, no Porto, que ocupa um reabilitado edifício neoclássico de 1923.

Ao contrário do que acontece em em algumas zonas de Lisboa, onde se está a fechar comércio local, bares e restaurantes com história para criar hotéis, no Porto devolvem-se edifícios históricos restaurados à cidade.

Foi o que já tinha acontecido com a sede histórica do FC Porto, na Praça General Humberto Delgado, que se vai transformar em hotel de charme por 2,8 milhões de euros.

«É muito importante o que hoje conseguimos finalizar e é igualmente importante que este edifício histórico se mantenha», disse o presidente do FC Porto Pinto da Costa, citado pelo Sapo Desporto.

Também Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto sublinhou que esta opção acaba por «valorizar o edifício histórico» onde a sede dos Dragões esteve durante cinquenta anos (1933 a 1983).

E é no Porto que está mais um exemplo de recuperação de um edifício histórico para ser transformado num hotel. Em causa está um prédio neoclássico projectado pelo arquiteto italiano Michelangelo Soá, com uma fachada gótica, construído na Avenida dos Aliados em 1923 e que foi durante vários anos a Pensão Monumental.

Monumental Fachada

A responsável pela reconversão foi a cadeia francesa Maison Albar Hotels, que também se estreia em Portugal com este hotel: o Le Monumental Palace, de cinco estrelas, com 76 quartos e treze suites, no local onde também esteve o Café Monumental, um espaço histórico da Invicta.

Esta reconversão em hotel foi da responsabilidade da Mystic Invest, que fez as obras, liderada por Mário Ferreira, o conhecido empresário nortenho responsável pela Douro Azul e um dos tubarões do Shark Tank Portugal.

As obras conseguiram recuperar, além da fachada, alguns elementos do interior, como o corrimão original da escadaria. A decoração do Le Monumental Palace foi da responsabilidade da dupla Artur Miranda/Jacques Bec, da Oitoemponto, que seguiu o tema Art Déco e Art Nouveau, característicos da época em que o edifício viveu.

Entre os elementos de destaque desta decoração inspirada nos anos vinte e trinta do século XX estão os «grandiosos espelhos, os candeeiros exuberantes, os imponentes mármores portugueses, as alcatifas com desenhos únicos e peças de ferro forjado, escolhidos em diversos antiquários», destacam Artur Miranda e Jacques Bec.

O Le Monumental Palace apresenta-se à cidade com 76 quartos: 40 superiores e 23 deluxe, mais 9 Suites Audacieuse e 4 Grandiosas Suites, estas últimas com vista para a Avenida dos Aliados. Nos corredores, salta à vista outro detalhe, segundo a Maison Albar Hotels – a decoração faz lembrar as carruagens do Expresso Oriente.

Como é normal num hotel de luxo, o Le Monumental Palace tem uma série de comodidades e serviços disponíveis para os hóspedes. Aqui há uma biblioteca, um ginásio, um spa de 350 metros quadrados e três restaurantes: o Bar Américain, o Café Monumental e o restaurante Le Monument.

Os espaços de restauração são dedicados à gastronomia francesa e têm à frente um chef que já ganhou uma Estrela Michelin, no Le Restaurant: Julien Montbabut, que veio de Paris para arrancar com este projecto, diz a Maison Albar Hotels.

«Este projeto de luxo da Maison Albar Hotels vem trazer à cidade um conceito ímpar que combina na perfeição a monumentalidade arquitectónica do edifício e a história da cidade, com a elegância e estilo franceses, conclui Floris Boyen, director-geral do Le Monumental Palace.

Para reservas pode aceder ao site do hotel ou à página que o Le Monumental do Porto já tem no Booking.pt. Pode ainda usar o número de telefone 227 662 410 ou o email [email protected] para dúvidas ou questões.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish