App portuguesa de moda Chic Every Weather junta-se à luta contra a violência doméstica

Chic Every Wheater APAV
Chic Every Wheater APAV

A violência doméstica está, mais que nunca, na agenda mediática nacional. Depois de já termos mostrado uma campanha da Josefinas, partilhamos a iniciativa da Chic Every Weather.

Infelizmente, quando um tema destes salta para as primeiras páginas dos jornais, para os destaques dos sites ou para as aberturas de telejornais, nunca pode ser pelas melhores razões.

Este ano, foram já doze os casos conhecidos de mulheres vítimas mortais de violência doméstica e os casos têm-se sucedido todas as semanas. A polémica com as decisões do juiz Neto de Moura também tem “ajudado” a manter o tema na ordem do dia.

Por isso, nunca é demais partilhar iniciativas e campanhas que lutem contra esta realidade, que chamem a atenção para este problema e que despertem consciências na sociedade portuguesa.

Foi este o caso da Josefinas, com a linha de t-shirts Collections, feita em parceria com Jacqueline Bissett para chamar a atenção sobre o problema das mulheres vítimas de violência doméstica, e com o valor das vendas a reverter para as Casas de Abrigo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

Agora, e também com uma vertente social, para ajudar a APAV, está a app portuguesa de moda Chic Every Weather, criada por Joana Branco e João Oliveira Simões, que tem como objectivo dar sugestões de vários looks novos todos os dias.

A Chic criou a campanha ‘Don’t Turn Your Back’ dentro da própria app que mostra imagens de mulheres de costas voltadas «na tentativa de alertar os utilizadores a não virarem as costas e denunciarem e apoiarem as vitimas de violência doméstica», explica Joana Branco.

Estas imagens substituem as fotografias de peças de roupa, que aparecem diariamente para sugerir os melhores look, de acordo com o tempo (daí o nome ‘weather’) que fizer nesse dia.

O objectivo é conseguir que as utilizadoras da app façam um donativo, que depois será entregue à APAV, uma opção que a Chic Every Weather vai ter disponível até dia 15 de Abril.

«Todo o montante angariado destina-se à instituição para que as vítimas tenham acesso a abrigo, alimentação, a apoios jurídicos, sociais e psicológicos», garante Joana Branco.

A app Chic Every Weather está apenas disponível para iOS: pode fazer o download directamente para iPhone ou iPad aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].