Vai viajar com animais de estimação? Siga as nossas 8 dicas!

Em época de férias, os animais de estimação podem ser relegados para um papel secundário. Como não queremos que isso aconteça, ficam aqui quase duas mãos cheias de dicas para viajar com o seu amigo de quatro patas.

É a marca de automóveis espanhola Seat que alerta: «E Portugal, mais de dez mil animais são abandonados por ano, na sua maioria cães». Este é um problema transversal a estações do ano, mais mais crítico em época de férias.

Para que as viagens sejam feitas sempre com os seus animais de estimação, temos oito dicas para seguir à risca e garantir que dono e cão (ou gato) tenham umas férias em grande!

1 – Reduzir o stress e o enjoo

«O seu cão não deve comer nada pelo menos duas horas antes de sair. Apenas lhe deverá dar água fresca e medicamentos anti-náuseas (naturais, feitos com valeriana ou passiflora) para prevenir vómitos e enjoos», recomenda o veterinário espanhol Armand Tabernero.

2 – Hotéis pet-friendly

Se vai de férias para um hotel, confirme se este aceita animais. Este ano pode fazer algo diferente e fazer deste o primeiro este critério quando estiver à procura de um local para ficar. Um bom exemplo é o Conrad Algarve, que tem várias mordomias à espera do seu amigo de quatro patas.

3 – Nunca deixe o seu cão solto no automóvel

Os animais devem viajar com segurança para garantir que não interferem com a condução ou com a estabilidade do veículo. Os cães não podem estar soltos no carro, pois podem ser cuspidos violentamente em caso de acidente, de onde podem advir ferimentos mortais, quer para os animais quer para o condutor.

4 – Transportadoras, arneses e divisórias para a segurança de todos

Cães de porte pequeno podem viajar numa transportadora colocada no chão do banco traseiro ou presa com o cinto de segurança. Para cães de qualquer tamanho, existe a opção de os proteger no banco traseiro com um arnês de um ou dois pontos, preso ao cinto de segurança.

5 – Coberturas de protecção para o banco traseiro e bagageira

Os cães podem largar muito pêlo e tendem a babar-se devido ao stress de viajar ou ao calor. «Proteja os estofos e mantenha as almofadas dos bancos limpas, colocando capas protectoras no assento e no chão da bagageira», recomenda Miquel Contijoch, responsável da SEAT.

6 – Abra as janelas, mas…

…não deixe que o seu cão coloque a cabeça de fora, pois isso pode causar infecções nos ouvidos e nos olhos do animal. Mas, durante a viagem, é uma boa ideia abrir as janelas de vez em quando para ventilar o interior, mesmo que o ar condicionado esteja ligado.

7 – Estacione à sombra

É importante parar para descansar, pelo menos a cada duas horas, para que todos os ocupantes do carro possam esticar as pernas. É uma boa ideia manter as janelas um pouco abertas e nunca deixar o seu cão dentro do carro. Esta paragem será um bom momento para descansar e deixar o seu cão beber um pouco de água.

8 – Uma recompensa quando chega ao destino

Depois de uma longa viagem, o seu cão deverá familiarizar-se com o novo local, comer algo, apanhar um pouco de ar fresco e brincar. É o momento apropriado para o recompensar pelo bom comportamento, com um dos seus deleites favoritos.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


NOTA DE REDACÇÃO: a publicação destas dicas (exceptuando a número 2) foram feitas partir de uma sugestão feita pela Seat ao TRENDY.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].