O álbum de rock Led Zepellin, que saiu a 12 de Janeiro de 1969, é homenageado pela Vans, com uma colecção de quatro peças: longsleeve, chapéus e os ténis Sk8-Hi e Era.
Dazed and Confused, Communication Breakdown e How Many More Times, foram algumas das músicas que tornaram os Led Zeppelin um fenómeno entre o público, logo no ano do primeiro álbum, apesar de o trabalho não ter sido incialmente bem recebido pela crítica.
Gravado durante 1968 nos Olympic Studios em Londres e lançado em Janeiro de 1969, Led Zeppelin tinha nove músicas: quatro no lado A e cinco no lado B. O som era uma novidade para época: misturava hard rock com melodias agradáveis.
Cinquenta anos depois, Led Zeppelin é considerado um dos melhores álbuns de rock de sempre e a banda de Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant é a segunda banda que mais álbuns vendeu em todo o mundo (mais 300 milhões de cópias), apenas ultrapassada pelos Beatles.
Agora, em ano de 50.º aniversário do lançamento do álbum de estreia, a Vans apresenta uma coleção cápsula, com edição limitada, de calçado e vestuário inspirada no icónico dirigível que aparecia na capa do vinil e que acabou por ser a imagem de marca da banda.
Em Portugal, a marca vai disponibilizar apenas 170 unidades, divididas pelas lojas de Lisboa do Vasco da Gama e da Rua Augusta. Contudo, a colecção Led Zeppelin estará à venda online no site da Vans e na loja oficial da banda.
Esta colecção Vans tem quatro peças onde dominam o preto e o branco, juntamente com o nome da banda a vermelho. A longsleeve mostra a tal ilustração do dirigível (zeppelin) do álbum original, assim como o chapéu trucker.
O nome da banda a vermelho e o claim ‘Off The Wall’ da Vans também fazem parte do design destas duas peças de roupa.
Nos ténis, há liberdade para ir mais longe: «O modelo Era destaca os símbolos individuais de cada membro da banda, dispostos ao longo de uma construção em pele e impressos no branco tonal Led Zeppelin».
Já os Sk8-Hi são em camurça e tela na sua gáspea, e mostram as ilustrações do álbum «impressos em toques de prateado metalizado estrategicamente colocados na secção de trás das sapatilhas». Estes ténis têm ainda uma risca lateral em pele, cordões em preto e a impressão em vermelho do nome da banda na lateral.
Estes dois modelos de ténis são vendidos numa caixa também personalizada com as imagens de marca dos Led Zeppelin. A colecção fica disponível nas lojas físicas de Lisboa e online na próxima Sexta-Feira, dia 22 de Fevereiro.