O SLC 43 AMG da Mercedes foi um dos roadsters mais divertidos de conduzir que jรก tivemos oportunidade de testar.
Lanรงado originalmente em 2011, a terceira geraรงรฃo do roadster da Mercedes-Benz recebeu uma importante actualizaรงรฃo estรฉtica em 2016. Isto aproximou-o da actual linha visual da gama onde passou a estar inserido, a famรญlia Classe C, da qual tambรฉm herdou a sua nova designaรงรฃo: de ‘SLK’ passou para ‘SLC’.
Esta alteraรงรฃo foi ao encontro das alteraรงรตes realizadas para aproximar as variantes SUV e Roadster das famรญlias principais da marca, como os Classe A, C, E e S. Na MotorMais jรก tรญnhamos testado o SLC 250d, um roadster que consegue manter todas as caracterรญsticas que se exige de um modelo desta categoria, com a vantagem de garantir baixos consumos e uma autonomia surpreendente.
Agora foi a vez do SLC 43 AMG, um automรณvel que vem equipado com a mesma motorizaรงรฃo que equipa modelos como o Classe C 43 Coupรฉ e Classe E 43. Esta motorizaรงรฃo recorre a um bloco de trรชs litros V6 com dois turbos, que garantem uma potรชncia 367 cavalos e 520 Nm de binรกrio mรกximo, logo ร s 2000 RPM.
Porรฉm, ao contrรกrio dos restantes modelos equipados com esta motorizaรงรฃo, o SLC 43 tem a vantagem de ser o รบnico modelo com tracรงรฃo traseira, o que lhe garante um comportamento verdadeiramente desportivo.
Para lidar com este motor, a Mercedes-Benz teve de fazer melhorias: os travรตes tiveram de ser reforรงados, com a introduรงรฃo de discos maiores e pinรงas de travagem mais eficientes (pode ver o preรงo de peรงas de substituiรงรฃo em www.autopecasonline24.pt), tal como a suspensรฃo, desenvolvida especificamente pela AMG.
O escape desportivo, que garante uma sonoridade mais emotiva, as jantes de liga leve especรญficas de 18 polegadas AMG e referentes apoios aerodinรขmicos nos pรกra-choques (e spoiler na tampa da bagageira) completam as alteraรงรตes deste AMG face a um SLC tradicional.
No interior, o destaque vai para os excelentes bancos, que alรฉm de serem estranhamente confortรกveis, oferecem um elevado apoio lateral e incluem o agradรกvel sistema AirScarf, particularmente รบtil nestes dias frios de Inverno, para manter a pescoรงo quente.
O cronรณgrafo no topo do tablier, da IWC Schaffhausen, รฉ uma presenรงa constante em modelos AMG, tal como o painel de instrumentos personalizado, menus especรญficos AMG, e um sistema de infoentretenimento muito completo.
Este รฉ compatรญvel com Android Auto e Apple CarPlay e รฉ complementado com um sistema de som premium Harman/Kardon, que continua a nรฃo ser muito eficaz a anular a “melodia” emitida pelo sistema de escape deste modelo AMG, especialmente com a capota aberta.
Tudo isto resulta num automรณvel criado especificamente para quem gosta de conduzir, nรฃo estivรฉssemos perante um roadster de tracรงรฃo traseira com quase 370 cavalos capaz de atingir os 100 km/h em apenas 4,7 segundos, e 250 km/h de velocidade mรกxima.
O Mercedes AMG SLC 43 tem, assim, um pacote significativamente mais apelativo que as anteriores versรตes, que recorriam a uma pesada motorizaรงรฃo V8 – embora sonoramente mais apaixonante, prejudicava o comportamento dinรขmico do chassis do antigo SLK.
No caso deste Mercedes SLC, optimizado pela AMG, esse problema jรก nรฃo รฉ tรฃo notรณrio, embora continue a nรฃo ser perfeito em conduรงรฃo muito rรกpida em estradas com piso irregular como acontece com alguns dos seus rivais mais directos, como o Porsche 718 Boxster GTS, mas que รฉ vinte mil euros mais caro.
Porรฉm, se estiver perante uma boa estrada, com piso perfeito, este SLC 43 AMG serรก mesmo um dos roadsters mais divertidos de conduzir, muito devido ร precisa direcรงรฃo que desempenha aqui um importante papel, tal como a suspensรฃo, que nรฃo รฉ exageradamente rรญgida.
Se quiser explorar melhor as capacidades deste automรณvel, tem de desligar totalmente o ESP – e mesmo assim, terรก de se esforรงar para que o chassis revele os seus limites. Simplesmente impressionante.