Pinóquio Netflix Del Toro
Pinóquio Netflix Del Toro

Guillermo del Toro estreia-se nos filmes Netflix com a adaptação de Pinóquio

Está anunciada a primeira longa-metragem do realizador mexicano para a Netflix: Guillermo del Toro vai ser o responsável pela adaptação de Pinóquio a um musical de animação.

Toda a gente conhece Pinóquio e a sua história. Criado pelo italiano Carlo Collodi no final do séc. XIX (a primeira vez que apareceu foi em 1883 no livro Le Avventure di Pinocchio – As Aventuras de Pinóquio), é boneco de madeira feito por Geppeto que queria ser um rapaz de verdade.

Em quase cem anos, esta personagem teve muitas adaptações, mas talvez a mais conhecida seja mesmo a que foi feita pela Disney em 1940, com um filme de animação que acabaria por tornar Pinóquio conhecido em todo o mundo.

Aliás, o nome acabaria mesmo por entrar na cultura popular como sinónimo de um mentiroso – sempre que dizia uma mentira, o nariz de Pinóquio não parava de crescer. Quem é que em criança não ouviu: «Não mintas, olha que o teu nariz cresce como o do Pinóquio».

Mas agora, Pinóquio prepara-se para entrar noutro nível: a sua próxima adaptação a um filme vai ser feita pelo mexicano Guillermo Del Toro, realizador e autor dos imaginários de O Labirinto do Fauno e A Forma da Água. Também foi o responsável pelos primeiros filmes live action de Hellboy a chegar ao cinema.

Na Netflix, Guillermo Del Toro já tem currículo: criou a série Caçadores de Trolls cujo segundo capítulo, 3 Entre Nós: Contos de Arcadia vai estrear no final de 2018

Segundo a Netflix, Pinóquio é uma «paixão antiga» de Del Toro, que vai escrever, produzir e realizar um musical de animação stop motion – este vai ser mesmo o seu próximo filme a seguir ao seu A Forma da Água, que ganhou quatro Óscares, entre os quais Melhor Filme e Melhor Realizador.

O que já sabemos sobre o Pinóquio de Del Toro é que se vai passar na Itália dos anos 30 e que os bonecos vão ser feitos pela Mackinnon and Saunders, a mesma empresa que criou as personagens de A Noiva Cadáver, de Tim Burton.

«Na nossa história, Pinóquio é uma alma inocente com um pai desinteressado, que se perde num mundo que não consegue compreender. Embarca numa aventura extraordinária que o faz perceber o pai e o mundo», disse Guillermo del Toro.

A produção deste musical em stop motion deve arrancar «este Outono», confirmou a Netflix.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].