Eneko Atxa abre a porta do Ritz Secret Room com jantar de 550 euros

O menu do primeiro jantar do Secret Room do Hotel Ritz, com Eneko Atxa (três estrelas Michelin), acaba de ser revelado, assim como mais pormenores sobre o que se vai passar na suite do 10.º andar do hotel.

O projecto gastronómico Sangue na Guelra – Blood n’Guts, da agência Amuse Buche, vai fechar vários chefs internacionais com estrelas Michelin num quarto do Ritz para dar jantares especiais.

Eneko Atxa, chef espanhol do restaurante Azurmendi (três estrelas Michelin) é o primeiro a cozinhar um jantar que custa 550 euros. Além de revelar o menu, a Sangue na Guelra confirmou a presença da bailarina Alice Joana Gonçalves.

A decoração/cenografia foi da responsabilidade de Isabel Sampaio que vai criar uma mesa de refeição com o espólio histórico do Ritz, com acessórios da Luiz Ferreira Joalheiros. Os figurinos vão ser da dupla portuguesa de estilistas Storytailors.

Os vinhos da Bairrada (com um pairing da responsabilidade da sommelier Gabriela Marques) e os queijos da Manteigaria Silva vão ser os dois principais “acompanhantes” do jantar de Eneko Atxa. Aqui fica o menu completo deste primeiro jantar, que acontece a 14 de Abril.

Kaipiritxa
Lemon Grass
Cogumelos
Ovos trufados

Lagosta assada e descascada, o seu suco, manteiga de café e cebola roxa de Zalla;
Salmonete em três actos: fritura de “entranhas”, salmonete assado no fogo
salmonete, ensopado de trigo, pimenta e batatas ensalsadas;

Pombo, tubérculo e cenoura cozinhada no fogo
Aipo e abacaxi
AZEITONAS PRETAS, leite de ovelha e cacau

As reservas para o Ritz Secret Room apenas podem ser feitas pelo email [email protected], senod qu eo jantar está limitado a vinte pessoas. O dress code é, segundo a Sangue na Guelra, «extravagante, sexy, chic».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].