Soldado Milhões: o filme do herói português da Primeira Guerra Mundial estreia em Abril

Soldado Milhões
Soldado Milhões

No ano em que se comemora o centenário da Batalha de La Lys (I Guerra Mundial) estreia um filme que conta a história de Aníbal Augusto Milhais, o Soldado Milhões.

Realizado por Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, Soldado Milhões é o próximo filme português a chegar aos cinemas. O argumento foi escrito por Mário Botequilha, com base em «relatos e pesquisa documental».

O filme conta a história de Aníbal Augusto Milhais, um soldado nacional enviado para a Flandres, durante a Primeira Guerra Mundial, e que teve uma acção heróica durante este conflito.

O episódio ocorreu na Batalha de La Lys, em França: Aníbal Milhais foi contra ordens superiores para enfrentar sozinho ofensivas, de modo a possibilitar a retirada dos companheiros das trincheiras.

Depois disso, andou durante vários dias à procura do seu pelotão que tinha batido em retirada, carregando a sua arma Luisinha e um amuleto da sorte dado pela mulher.

Quando encontrou um acampamento português, o comandante presente, Ferreira do Amaral recebeu-o de forma efusiva e prometeu-lhe que ficaria para a história: «Tu és Milhais, mas vales Milhões!»

Quando regressou a Portugal, a terra onde nasceu reconheceu o feito e mudou o nome para Valongo de Milhais; além disso, a alcunha ‘Milhões’ passou a apelido dos seus descendentes.

Além disso, Aníbal Milhais recebeu a mais alta condecoração nacional: a de Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Neste filme, Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa conta a vida deste soldado, dede a entrada no exército, à passagem pela Batalha de La Lys e ao regresso a casa.

João Arrais interpreta o Soldado Milhões, em jovem, e Miguel Borges é o Soldado Milhões, em adulto. Tiago Teotónio Pereira, Ivo Canelas, Isac Graça, Raimundo Cosme, Lúcia Moniz e António Pedro Cerdeira também estão no elenco.

O filme Soldado Milhões estreia em cinemas de todo o País a 12 de Abril.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].