Zero Latency e Zombie Survival: chegou o jogo onde, finalmente, somos (mesmo) o protagonista

Zero Latency
Zero Latency

Mas, ao contrรกrio do que รฉ habitual, nรฃo vai precisar de uma consola, um comando e uma televisรฃo. A โ€œculpaโ€ รฉ do conceito da Zero Latency, onde com uns รณculos, um computador em formato de mochila e uma arma combatemos zombies numa arena virtual.

ร€ chegada ao quartel da Zero Latency em Lisboa (fica no centro comercial Dolce Vita Tejo) fica logo o aviso dos generais de serviรงo: nunca antes tivemos oportunidade de participar numa experiรชncia tรฃo real de realidade virtual.

A promessa, claro, aguรงa a curiosidade. Mas, ainda antes de passarmos ao espaรงo de combate, hรก um briefing; tal como num exรฉrcito, antes de uma operaรงรฃo. ร‰ Alberto Marcos, CEO da Zero Latency para a Europa, que faz as honras da casa, acompanhado de Dulce Ramos, directora desta aren: ยซVรฃo estar num armazรฉm e tรชm de impedir ataques de zombies vindos de todo o lado; mas atenรงรฃo, nรฃo podem correrยป.

Como assim, nรฃo podemos correr?!

Pois, รฉ que o sistema รฉ bom, a sala estรก bem artilhada de cรขmaras (72, para ser mais preciso) que fazem o mapeamento para o mainframe onde o jogo se desenrola, mas se as pessoas tiverem movimentos mais bruscos, tudo pรกra e nรฃo recomeรงa atรฉ que o jogador responsรกvel pelo crash deixe de se armar em Rambo.

Esta รฉ, talvez, a รบnica falha num desafio que, verdade seja dita, รฉ mesmo รญmpar em termos de experiรชncia de grupo. A arma que nos dรฃo para a mรฃo transforma-se em vรกrias durante o jogo e pode ser usada como metralhadora, espingarda de sniper ou caรงadeira – basta carregar num botรฃo para mudar a nossa forma de ataque.

Menos feliz รฉ o posicionamento do sistema de reload, num local nada intuitivo e que pode prejudicar, e muito, o nosso desempenho. Ok, duas falhas, portanto.

Traga um amigo tambรฉm

Ou vรกrios. ร‰ que este jogo, Zombie Survival (hรก mais previstos a chegar nos prรณximos tempos) sรณ tem mesmo graรงa com mais cinco camaradas de armas.

ร‰ interessante delinear estratรฉgias para fazer a defesa do forte de forma eficaz. Apesar de a sala ser plana, o jogo tem uma parte em que podemos usar um elevador para subir a um piso onde tambรฉm hรก zombies a entrar.

Tudo se conjuga para nos dar uma experiรชncia envolvente e bastante real – e รฉ isso que se quer, nรฃo รฉ verdade? Resta dizer que cada jogo dura 30 minutos e que o preรงo a pagar para entrar neste (novo) mundo de realidade virtual custa 24,99 por pessoa.

Comeรงou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrรฃ tรกctil e praias selvagens do Alentejo. ร‰ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo Paรญs em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].