Frio, chuva, vento, neve? Jogar golfe indoor já é possível em Portugal

Full Swing Golfe
Full Swing Golfe

O golfe é a mais recente modalidade desportiva a ter uma versão indoor. Tal como o ténis, o basquete, o andebol ou o futsal, agora também já é possível fugir aos elementos adversos da Natureza e jogar golfe entre quatro paredes.

Se já está a pensar num mega pavilhão com dezoito buracos esqueça. A passagem do golfe para um espaço fechado obriga a fazer algumas concessões e a maior é, desde logo, a inexistência de num green.

A experiência Lounge Golfe, da Full Swing Golf e trazida para Portugal por uma empresa portuguesa de Vila-Nova de Gaia, troca o campo relvado por um cenário virtual. Aqui é possível praticar este desporto num simulador chamado S4, o que o torna quase num jogo de PlayStation.

Isto torna possível ao jogador controlar «controlar o cenário de jogo, as condições meteorológicas, entre outras opções que permitem jogar em qualquer parte do mundo sem sair do lugar», dizem os responsáveis.

Este simulador não se limita a transportar o jogador para vários cenários virtuais: a tecnologia aplicada analisa todo o processo da pancada, como o swing, o trajecto da bola e o seu comportamento no momento de impacto no terreno. Tudo isto é feito com dados recolhidos a partir de uma câmara de alta velocidade e sensores infravermelhos.

Depois, quando a bola atinge a tela onde é projectado o cenário, «esta continua o seu voo no simulador tal como seria no campo e o atleta recebe imediatamente os valores correspondentes à performance do seu shot».

Cada um destes simuladores S4 da Lounge Golfe permite até um máximo de quatro jogadores por sessão, que podem «competir de forma social e descontraída ou treinar e melhorar a técnica».

Além disso, os responsáveis lembram ainda que a tecnologia «contribuiu para a melhoria do desempenho dos jogadores, em resultado de um report de valores detalhados e instantâneos que após serem apresentados ao atleta, ajudam nas futuras decisões de pancadas»

Num futuro próximo, a Lounge Golfe quer abrir a sua própria escola para ensinar esta modalidade, «com formação adaptada a diferentes segmentos de idade, desde crianças até adolescentes (dezasseis anos) que pretendem iniciar o seu percurso no mundo do golfe».

Os jogadores que queiram experimentar o Lounge Golfe podem levar os seus próprios tacos ou, então, usar os disponíveis neste espaço. Para relaxar antes ou depois de uma partida virtual de golfe, os jogadores podem beber um café ou comer um snack no espaço Buraco 19.

O Lounge Golfe (Rua de S. Félix, 958, Vila Nova de Gaia) está aberto de Terça a Domingo das 8 às 12:30 e das 14 às 22 horas. Os preços para utilização do simulador variam entre os 10 e os 25 euros, com as reservas a poderem ser feitas pelo email [email protected] ou pelo telefone 962 889 887.

Pode fazer um download de um PDF com mais informações sobre a tecnologia da Full Swing Golf aqui ou visitar o site da Lounge Golfe.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].