Cinemas UCI recebem ciclo de cinema italiano em Outubro

A Festa do Cinema Italiano volta a associar-se ao UCI para apresentar a Festa de Outono, de 20 a 22 de Outubro. Vai ser um ciclo de antestreias de filmes italianos na sequência da XVII Semana da Língua Italiana no Mundo.

Com o nome Festa de Outono, este festival decorre no UCI El Corte Inglés, em Lisboa. O ciclo abre sexta-feira, 20 de Outubro, às 21:30, com a antestreia de um dos grandes filmes italianos do ano: Em Guerra por Amor (In Guerra Per Amore), de Pierfrancesco Diliberto, também conhecido como PIF, realizador de A Máfia só Mata no Verão.

Em In Guerra Per Amore, um dos humoristas italianos mais conhecidos desta geração regressa ao cinema com uma irónica e inteligente reflexão sobre o amor, a Sicília e a máfia. A estreia do filme em Portugal está prevista para o início de 2018.

Algo de Novo (Qualcosa di Nuovo), de Cristina Comencini (filha de Luigi Comencini, realizador italiano), tem antestreia no dia 21 de Outubro, às 21:30, e conta a história de Lucia e Maria, duas amigas que se conhecem há muito tempo mas que não podiam ser mais diferentes uma da outra.

Lucia já não quer saber de homens; Maria não consegue viver sem eles. Uma divertida comédia que explora, com inteligência e simpatia, o mundo feminino. A estreia portuguesa do filme está marcada para 26 de Outubro em Lisboa, Porto, Braga, Faro, entre outras cidades.

Finalmente, os cinemas UCI passam o documentário Florença e a Galeria dos Ofícios (Firenze e Gli Uffizi), de Luca Viotto, dia 22 de Outubro. Esta é uma visita guiada a um dos museus mais famosos do mundo, em alta definição, uma ocasião para conhecer de perto obras de Michelangelo, Raffaello e Leonardo da Vinci e a epopeia da família de’ Medici, os mecenas que impulsionaram o Renascimento Italiano.

O preço dos bilhetes é de 4 euros, mas está à venda um cartão que custa 10 euros e dá acesso às três sessões de cinema.

Este festival de cinema é um evento promovido pelos Institutos Italianos de Cultura e Embaixadas de Itália no mundo, que acontece de 16 a 22 de Outubro, e que é dedicado à relação entre a língua italiana e o cinema.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].