São Jorge pode ser um dos filmes estrangeiros nomeados nos Óscares de 2018

É uma possibilidade remota, mas possível. A Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas escolheu o filme São Jorge para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Desde 1980 que Portugal tenta e não consegue. O primeiro filme português que tentou a sua sorte nos Óscares foi Manhã Submersa, de Lauro António; depois, seguem-se 37 anos de nomeações”barradas” pela Academia Americana de Cinema.

Filmes como O Lugar do Morto, Os canibais, Vale Abraão, Tarde Demais, Alice, Sangue do Meu Sangue e, mais recentemente, As Mil e Uma Noites e Cartas da Guerra tentaram, sem sucesso, um lugar entre os melhores de Hollywood.

Este ano, é São Jorge que vai tentar dar um “KO” à Academia Americana de Cinema e tentar entrar no restrito lote de quatro/cinco filmes que são nomeados todos os anos.

Além da submissão para os Óscares do próximo ano, a Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas também indicou São Jorge para os prémios Goya, da Academia Espanhola.

O filme já valeu um prémio a Nuno Lopes: o de Melhor Actor no Festival de Veneza, em 2016. Pode ler a nossa crítica ao filme São Jorge aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].