Temos de falar sobre a nova hamburgueria do Ibis Alfragide…

Os hotรฉis Ibis podem ser conhecidos por muita coisa, mas nรฃo รฉ, decididamente, pelos seus conceitos gastronรณmicos. E as novidades que ficรกmos a conhecer nรฃo ajudam a virar o disco.

Vamo-nos por no papel de um gerente de hotel. Se tivรฉssemos, em Portugal, de inaugurar um novo conceito de restauraรงรฃo, o que escolhรญamos? Claro, ingredientes nacionais, esta parece-nos รณbvia. Mas apresentรก-los sob que forma?

A ‘chapa 5’, a zona de conforto, a decisรฃo segura tambรฉm nรฃo รฉ difรญcil de encontrar: ora vamos lรก transformar isto numa hamburgueria. Foi a esta conclusรฃo que chegou o Ibis, depois de fazer alguns estudos de mercado sobre aquilo que os seus clientes procuravam. Isto, segundo o departamento de marketing do Ibis.

Esta situaรงรฃo faz-nos lembrar a afirmaรงรฃo, que se transformou em mito urbano, de Henry Ford, quando questionado sobre a razรฃo que o tinha levado a fazer automรณveis: ยซSe tivesse perguntado ร s pessoas o que elas queriam, teriam-me dito ‘cavalos mais rรกpidos’ยป.

Portanto, se o povo quer, o Ibis entra no jogo e se sรฃo hamburgรบeres, hamburgรบeres sejam. O resultado รฉ a criaรงรฃo de uma cozinha estilo showcooking quase no meio do รกtrio do Ibis Alfragide onde se fazem trรชs tipos deste prato, onde nem os ingredientes surpreendem.

Ainda antes de lรก irmos, outro mistรฉrio: porquรช o Ibis de Alfragide, talvez, com o Ibis da A5, o mais remoto hotel Ibis de Lisboa. Mais uma vez, o marketing tem a resposta: em frente fica o parque de campismo de Monsanto e na zona existem vรกrias empresas para fazer o modelo de negรณcio funcionar.

Isto, para nรฃo falar, claro, nos hรณspedes estrangeiros que deverรฃo consumir como se nรฃo houvesse amanhรฃ esta tรญpica iguaria portuguesa. Aqui, perguntamo-nos: serรฃo os turistas assim tรฃo limitados, em termos de exigรชncias, nas suas refeiรงรตes?

Se estivesse num parque de campismo atravessava a rua para comer um hamburguer perfeitamente banal a 9 euros? Reminder: a cinco minutos tem o Alegro recheadinho de restaurantes e as “belas” refeiรงรตes realmente budget do Ikea, com vinte vezes mais variedade que as propostas do Ibis.

Isto traz-nos de volta, agora sim, aos ingredientes: com base na ridรญcula denominaรงรฃo ‘tuga’ (cujo prazo de validade acabou hรก uns dez anos, alรฉm de ser, lembre-se, uma expressรฃo pejorativa a recordar tempos da guerra colonial) hรก trรชs versรตes de hambรบrguer.

Tuga Queijo, Tuga Ananรกs e Tuga Bacon, que o Ibis se orgulha de apresentar como tendo ingredientes 100% portugueses. Ananรกs, bacon, queijo cheddar… jรก estรก a ver onde entre Portugal aqui, certo? Pois, nรณs tambรฉm nรฃo.

ร‰ verdade: os ingredientes podem todos ter origem 100% portuguesa, o que tambรฉm nรฃo รฉ difรญcil – mas serรก que quando pensamos num ‘hambรบrguer portuguรชs’ รฉ destes ingredientes que nos lembramos? O marketing do Ibis lembra que este conceito tem de ser simples e tambรฉm agradar aos estrangeiros, mas serรก que nรฃo se arranjava nada de verdadeiramente tรญpico portuguรชs para ter como ingrediente?

A nossa gastronomia รฉ tรฃo rica e tรฃo variada que apetece perguntar por que razรฃo รฉ que o queijo nรฃo รฉ o da Ilha ou o da Serra? E porque nรฃo um hambรบrguer de carne de porco alentejano com farinheira? Ou, indo um pouco mais longe, um de pato com uma rodela de laranja em vez do clรกssico tomate?

Por que รฉ que o Ibis diz que a sua cozinha inova quando o que nos faz รฉ oferecer mais do mesmo e com opรงรตes bastante limitadas, a um preรงo no mรญnimo exagerado e apenas com o claim de que o cliente pode fazer o seu hambรบrguer com os ingredientes que quiser (quatro por cada um)?

Ibis Kitchen

O marketing do Ibis diz que o conceito faz sentido e que tem tido boa aceitaรงรฃo por parte dos clientes. Hรก um ponto assente: o hambรบrguer รฉ bom, sรฃo 170 gramas de carne de bovino e o molho barbecue e o queijo Castelรตes nรฃo comprometem (provรกmos a versรฃo Tuga Queijo), mas isto nรฃo faz com que a proposta do Ibis seja algo de inovador ou diferenciรกvel do que jรก existe no mercado.

ร‰ um hambรบrguer normal, banal, que nรฃo vale, nem de perto, nem de longe, nove euros. Mesmo que aqui se juntem batatas rรบsticas, maionese de ervas ou bolo do caco, sem que isso agrave o jรก inflaccionado preรงo. Mais uma vez, o marketing do Ibis recorre ร  cartilha: sรฃo preรงos normais num hotel, a qualidade obriga tambรฉm a subir o preรงo.

Curioso: isto vem de um grupo (Accor) que hรก uns meses abria o restaurante A Bicicleta no Novotel de Lisboa, com o argumento de que queria democratizar os restaurantes de hotel e afastar o estigma de ‘restaurante de hotel’. Oh, a ironia…

Se estiver interessado em experimentar este “novo” conceito do Ibis, sou o primeiro a dizer para que o faรงa jรก hoje. Nรฃo porque รฉ extraordinariamente bom, mas porque deve ver (e provar) por si prรณprio e nรฃo ficar enviesado por esta crรญtica.

As opรงรตes disponรญveis, alรฉm do Tuga Queijo de que jรก falรกmos, sรฃo o Tuga Ananรกs (pรฃo de hambรบrguer, alface, tomate, cebola caramelizada e ananรกs) e o Tuga Bacon (bolo do caco, bacon, tomate, rรบcula e queijo cheddar).

Pode jantar (19 ร s 22:30) ou almoรงar (12:30 ร s 15) no restaurante i-Burguer (nem o nome se safa, rementendo logo para os ‘i’ da Apple, que nada tem que ver com restauraรงรฃo) num espaรงo que tem, e agora atente-se na descriรงรฃo do prรณprio hotel ยซdecoraรงรฃo que alia o estilo industrial, com grandes candeeiros metรกlicos, a elementos vintage e retro, sem esquecer a inspiraรงรฃo das hamburguerias dos anos 60 com uma juke box e discos vinis espalhados pelo restauranteยป.

Ou seja, um estilo Fifties meets Hamburgueria do Bairro meets Honorato, meets todos os clichรฉs de todas as hamburguerias que abriram atรฉ hoje em Portugal. Pelo menos, aqui temos de dar a mรฃo ร  palmatรณria: de uma sรณ vez visitamos todas os restaurantes do gรฉnero em Lisboa.

Bร“NUS: o i-Burger deve ser o รบnico restaurante no mundo onde todas as crรญticas feitas no Zomato sรฃo de 5 estrelas. Por momentos, achamos que este restaurante fica no Entroncamento e nรฃo em Alfragide. Mais estranho รฉ que, das 19 crรญticas, 17 foram feitas por pessoas que, em um ano, sรณ escreveram uma opiniรฃo: precisamente a do Ibis. Palavras para quรช?

Comeรงou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrรฃ tรกctil e praias selvagens do Alentejo. ร‰ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo Paรญs em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].