O Hard Rock Cafe Lisboa foi um dos doze restaurantes da marca seleccionados em todo o mundo para receber a iniciativa Test Kitchen, em que o desafio é criar hambúrgueres com produtos regionais.
Como já tivemos oportunidade de lembrar várias vezes, a gastronomia nacional é muito rica e polivalente, pelo que não é muito complicado usar ingredientes nacionais para recriar qualquer tipo de especialidade mais “internacional”.
É o que acontece, por exemplo, quando a ideia é criar hambúrgueres com inspiração local, coisa que parece ser rocket science para alguns, acabando o resultado por ficar aquém das expectativas.
Não parece ser este o caso do Hard Rock Cafe Lisboa. O restaurante entrou na iniciativa mundial Test Kitchen, que tem como objectivo criar novos hambúrgueres onde a base são ingredientes de cada país.
Em Portugal, o Hard Rock teve a lucidez de convidar aquele que será actualmente uma das melhores divulgadoras da gastronomia nacional (e não só) com tempo de antena na TV: Filipa Gomes, do 24 Kitchen.
A apresentadora, que já esteve ao leme do ‘Prato do Dia’, tem agora um novo projecto chamado ‘Cozinha com Twist’ no mesmo canal e o seu estilo fifties combina bem com o conceito do Hard Rock, pelo que esta deve ter sido uma escolha bem fácil para os responsáveis do restaurante.
O desafio feito a Filipa Gomes foi o de criar quatro hambúrgueres com marca nacional para estarem, cada um deles, disponível durante um mês no menu do Hard Rock Cafe. O primeiro, que fica disponível em Outubro, é o ‘Ó Capitão’.
Este hambúrguer é feito com com atum fresco dos Açores e servido em bolo do caco escuro, em virtude de ser “pintado” com tinta de choco. Rúcula, agrião, tomate e maionese completam o Ó Capitão.
Depois, haverá mais três hambúrgueres exclusivos Hard Rock, mas ainda sem se saber quais ficam disponíveis em cada mês, até Janeiro. Contudo, já se sabem quais são as criações de Filipa Gomes, todos com carne de vaca nacional.
O Tropicalíssimo vai ter ananás dos Açores grelhado, queijo da Ilha de São Jorge e agrião, em Pão Saloio.
Segue-se o Mexerico: ovos mexidos com farinheira, espargos grelhados e queijo flamengo, em pão brioche. Finalmente, e com alguma infelicidade no nome, vem o Ultra Tuga, onde as estrelas são o chouriço de porco preto e o queijo da serra DOP, no meio de um pão saloio.
É bom ver que há restaurantes que se preocupam realmente em inovar no que a este tipo de pratos diz respeito – a diferença está em conseguir criar um hambúrguer verdadeiramente alusivo à cozinha portuguesa e que apenas pode ser pedido num local. É este o segredo da exclusividade.
O Hard Rock Cafe lembra ainda que esta é uma forma de facilitar o contacto do público estrangeiro que visita o restaurante de Lisboa com os ingredientes nacionais. Contudo, há quem pense que o ideal é criar hambúrgueres iguais aos que se fazem em todo o lado e que não sejam estranhos aos turistas.
Ter uma cadeia internacional de restaurantes com o peso do Hard Rock a ter decisões deste tipo, com interesse real nos melhores e mais emblemáticos ingredientes nacionais é, por isso, de saudar, num mercado cada vez mais standardizado e cheio de banalidades