Diogo Faro, o humorista por detrás da persona Sensivelmente Idiota, acaba de lançar um livro onde desvenda o Segredo Português para a Felicidade.
Fica à venda dia 21 de Julho o segundo livro de Diogo Faro – o primeiro tinha sido Somos Todos Idiotas, em 2016, pela mesma editora, a Esfera dos Livros.
Este livro do humorista que se assina como Sensivelmente Idiota parece ser uma paródia ao Little Book of Hygge, a obra do dinamarquês Meik Wiking. A sinopse, tal como o design das capas, não deixa enganar:
«Ser feliz na Dinamarca e noutros países prósperos é fácil. Com uma boa lareira por perto e um ordenado confortável para se fazer umas viagens aos trópicos duas ou três vezes por ano, quem é que consegue ser infeliz?».
O problema, segundo Diogo Faro, é trazer ensinamentos nórdicos para Portugal: «Já a felicidade em Portugal, onde o salário mínimo é mesmo mínimo, os transportes públicos estão sempre atrasados e é preciso dormir à porta da Segurança Social para se ser atendido».
A paródia do livro dinamarquês continua na forma como Diogo Faro se apresenta, como autor. Se Meik Wiking é o Presidente do Instituo para a Pesquisa da Felicidade, Diogo Faro é o fundador do Instituto Português para os Altos Estudos da Felicidade.
Passando para o interior do livro, é fácil perceber o que aí vem: Faro vai revelar-nos o segredo da felicidade do povo português, tão conhecido por expressões como «um gajo safa-se», «claro que se desenrasca isso».
Diogo Faro tem já duas sessões de autógrafos marcadas: 21 Julho, às 21:30, na Fnac do NorteShopping e 26 Julho, às 18:30, na Fnac do Colombo.