Intermarché também já tem iogurtes skyr: os En-k

Conhecidos como os iogurtes dos vikings e por serém ricos em proteína, este tipo de iogurtes que se assumiram recenteente como um moda acabam de chegar ao Intermarché.

Skyr é uma daquelas marcas que se arrisca a seguir o caminho da Gilette, Rimmel, Post-it ou Jacuzzi. Ou seja, ser aplicada a todos os produtos semelhantes, mesmo que a marca seja diferente.

Vai ser, por isso, muito difícil que os novos iogurtes Páturages do Intermarché sejam conhecidos pelo nome En-k, quando são feitos com o mesmo leite fermentado e bactérias do skyr.

Sem nunca se referir a este nome (que, de facto, nem começou por ser uma marca, mas sim a designação nórdica deste iogurte), o Intermerché opta por designações como «super iogurte», «rico em proteína» e «0% de matéria gorda».

Mas é fácil perceber que é mesmo de skyr que se trata, uma vez que é o próprio Intermarché que o apelida de «o iogurte mais desejado do momento».

Estes iogurtes já estão à venda nos hipermercados desta cadeia francesa e vêm em três sabores: morango, mirtilo e maracujá, este último um «exclusivo» da Páturages. Os En-k podem ser comprados em packs de quatro, cada um com 100 gramas, por 1,39 euros.

No Continente, os iogurtes da marca Skyr não são vendidos em packs, mas sim à unidade. Nas versões Natural, Ginja, Mirtilo, Alperce/Espinheiro e Framboesa/Arando (cada um com 150 gramas), chegam aos 0,99 euros.

O Jumbo é outro hipermercado onde é possível encontrar este tipo de iogurte, da marca Bio Jo-Pro. Aqui, tal como no Continente, são vendidos à unidade: uma embalagem de 135 gramas custa 1,49 euros.

Finalmente, no Lidl também há iogurte skyr, da Milbona. Tal como nos dois exmeplos anteriores, são vendidos à unidade por 0,69 euros, o que o torna na opção mais barata, com este formato.

Para que conheça as informações nutricionais destas três opções de iogurte skyr, aqui fica uma lista com os principais valores (por 100 gramas) para que faça uma compra mais informada. Todos os valores foram retirados da versão de Mirtilo, para que os valores não sejam influenciados pelo tipo de fruta usada.

Intermarché – Páturages En-k

Energia: 77 kcal
Lípidos: < 0,5 gramas (< 0,1 de ácidos gordos saturados) Hirdatos de Carbono: 11 gramas Açúcares: 10 gramas Proteínas: 8 gramas Sal: 0,1 gramas

Continente – Arla Skyr

Energia: 83 kcal
Lípidos: 0,2 gramas (0,1 de ácidos gordos saturados)
Hidratos de Carbono: 11 gramas
Açúcares: 9,80 gramas
Proteínas: 8,90 gramas
Sal: 0,12 gramas

Jumbo – Bio Jo-Pro Skyr

Energia: 87 kcal
Lípidos: 0,8 gramas (0,5 de ácidos gordos saturados)
Hidratos de Carbono: 13,80 gramas
Açúcares: 13,40 gramas
Proteínas: 6,20 gramas
Sal: 0,11 gramas

Lidl – Milbona Skyr

Energia: 56 kcal
Lípidos: 0,2 gramas (0,1 de ácidos gordos saturados)
Hidratos de Carbono: 4,6 gramas
Açúcares: 4,0 gramas
Proteínas: 8,9 gramas
Sal: 0,2 gramas

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].