Algarve é a região de Portugal com mais Bandeiras Azuis em 2017

O Algarve volta a repetir a proeza de 2016 e torna-se na região com mais Bandeiras Azuis, em Portugal. Ao todo são 92, entre praias e marinas.

Em 2017, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), responsável pela atribuição destas distinções, deu o galardão a mais de trezentas praias nacionais.

Além das praias, foram ainda atribuídas catorze bandeiras azuis a outras tantas marinas. Pela primeira vez, a ABAE distinguiu ainda cinco Embarcações Ecoturísticas.

Assim, esta ano, mais de 55% das praias portuguesas vão poder hastear a Bandeira Azul, um símbolo de boas práticas ambientais.

Uma das grandes surpresas está no facto de o Concelho de Cascais não ter qualquer Bandeira Azul, uma situação inédita desde 2012. Curiosamente, o Porto de Recreio de Oeiras conseguiu este feito.

Na mesma linha, nem mesmo a região de Sintra tem qualquer praia distinguida.

As praia com Bandeira Azul, em 2017, a norte do Tejo são as seis do Concelho de Mafra: Ribeira D’Ilhas, Porto da Calada, São Lourenço, Algodio, Baleia e Foz do Lisandro/Mar.

O campeão das bandeiras azuis acaba por ser, outra vez, o Algarve, com 92. Destas, 88 são em praias e as restantes quatro em marinas: Albufeira, Lagos, Portimão e Vilamoura.

Aqui, Albufeira é o concelho do País com mais praias “azuis”: 24. Segue-se Vila do Bispo (11) e Loulé (10).

Pode fazer o download do PDF oficial da Associação Bandeira Azul da Europa com todas as praias e marinas distinguidas em 2017.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].