O Algarve volta a repetir a proeza de 2016 e torna-se na região com mais Bandeiras Azuis, em Portugal. Ao todo são 92, entre praias e marinas.
Em 2017, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), responsável pela atribuição destas distinções, deu o galardão a mais de trezentas praias nacionais.
Além das praias, foram ainda atribuídas catorze bandeiras azuis a outras tantas marinas. Pela primeira vez, a ABAE distinguiu ainda cinco Embarcações Ecoturísticas.
Assim, esta ano, mais de 55% das praias portuguesas vão poder hastear a Bandeira Azul, um símbolo de boas práticas ambientais.
Uma das grandes surpresas está no facto de o Concelho de Cascais não ter qualquer Bandeira Azul, uma situação inédita desde 2012. Curiosamente, o Porto de Recreio de Oeiras conseguiu este feito.
Na mesma linha, nem mesmo a região de Sintra tem qualquer praia distinguida.
As praia com Bandeira Azul, em 2017, a norte do Tejo são as seis do Concelho de Mafra: Ribeira D’Ilhas, Porto da Calada, São Lourenço, Algodio, Baleia e Foz do Lisandro/Mar.
O campeão das bandeiras azuis acaba por ser, outra vez, o Algarve, com 92. Destas, 88 são em praias e as restantes quatro em marinas: Albufeira, Lagos, Portimão e Vilamoura.
Aqui, Albufeira é o concelho do País com mais praias “azuis”: 24. Segue-se Vila do Bispo (11) e Loulé (10).
Pode fazer o download do PDF oficial da Associação Bandeira Azul da Europa com todas as praias e marinas distinguidas em 2017.