Vitor Sobral é o sucessor de nomes como Miguel Laffan, Miguel Castro e Silva, Kiko Martins e Pedro Almeida ao comando da confecção da Última Ceia de 2017 do História.
Como tem acontecido nos últimos cinco anos na época de Páscoa, o História convidou um chef nacional para criar um menu da Última Ceia. Este ano o escolhido foi Vitor Sobral, o conhecido chef nacional responsável pelos restaurantes Taberna da Esquina e Peixaria da Esquina.
Autor ainda de vários livros de culinária, Vitor Sobral teve a ajuda de Mário Rolando Peres (especialistas em pão) e Paulo Laureano (enólogo) para criar esta ementa especial.
O objectivo do Canal História foi o de «recriar a Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, adaptada a um estilo contemporâneo, vanguardista e inovador».
Esta ementa vai incluir uma entrada com peixe, um prato de carne e uma sobremesa. A refeição começa com atum de escabeche, orégãos, redução de vinho e sangue de atum.
Segue-se cordeiro assado, feijão e nozes e quinoa, numa refeição que termina com mexidos estilo Charroset (pão, vinho, mel e frutos secos). O vinho que acompanha a Última Ceia é Tradições Antigas Talha, de Paulo Laureano, o enólogo convidado para esta iniciativa.
Este menu apresentado por Vitor Sobral pode ser pedido no restaurante Peixaria da Esquina, entre 1 e 16 de Abril. O preço é de 50 euros por pessoa.
O programa que mostra o método de criação e confecção do menu da Última Ceia vai poder ser visto de 7 a 16 de Abril, no canal História. O primeiro episódio é emitido às 22 horas.