Gastronómico: o restaurante do The Yeatman tem novos sabores

O único restaurante do Norte de Portugal com duas Estrelas Michelin renovou a carta: fica no Yeatman, onde os produtos locais e os pratos tradicionais estão mais uma vez em destaque.

Ricardo Costa, que em Novembro de 2016 conquistou a segunda Estrela Michelin para o restaurante Gastronómico, preparou um menu novo «que se vai moldando aos produtos de cada estação», diz o chef do Yeatman.

A nova experiência gastronómica do restaurante do The Yeatman desafia os convidados a fazer uma viagem pelos sabores de quinze novos pratos, num menu que é «pensado como um todo».

Para dar as as boas-vindas, Ricardo Costa sugere Marisqueira (crustáceos, tremoços, azeitona e cerveja), seguindo-se carabineiro com sames de bacalhau e alga liofilizada.

Como pratos principais do Yeatman, há caldeirada nacional de pregado assado e molho de caldeirada, beringela assada com caril, regada com molho de borrego e de romesco. No prato de carne, destaca-se o frango do campo, cozido e assado, acompanhado por batata e molho de cabidela.

The Yeatman

The Yeatman

Nas sobremesas há laranja sanguínea, marinada e acompanhada por creme de açafrão e gelado de pistachio, uma mistura de sabores que promete surpreender. A outra sugestão é mirtilos confitados, mousse e merengue, acompanhados de gelado de queijo mascarpone e um toque de lima kaffir.

O menu completo Experiência Gastronómica não inclui bebidas e tem o valor de 150 euros por pessoa. É ainda possível optar pelo Menu de Degustação (seis pratos) por 130 euros ou uma selecção de quatro pratos, por 100 euros.

The Yeatman

The Yeatman

«É muito importante para nós explicarmos todo o sabor da gastronomia portuguesa. E não só aos estrangeiros, temos muitos portugueses que querem saber mais e explorar os nossos sabores. Muito resumidamente, o que tentamos fazer, diariamente, é comida boa, saborosa, com produto e autêntica», explica Ricardo Costa, em jeito de convite.

Pode fazer o download da nova carta do restaurante Gastronómico do hotel The Yeatman aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].