Página de Facebook da Antena 3 vítima de facejacking?

Esta noite, os fãs da Antena 3 depararam-se com uma mensagem de ódio na página oficial da Antena 3, onde se acusa a rádio pública de ser uma estação de «cunhas e compadrios».

A mensagem esteve on-line durante quase uma hora tempo, o que só pode ser explicado por uma coisa: quem se apoderou da página da Antena 3, conseguiu vedar o acesso da página aos administradores.

Até ao momento que escrevemos este artigo, esta mensagem já tem mais de 560 reacções, 170 comentários e 100 partilhas.

O acto de tomar de assalto uma página de Facebook tem o nome de ‘facejacking’ e acontece, na maior parte das vezes, quando alguém tem acesso a um computador onde o administrador, editor ou moderador de uma página de Facebook deixou o seu perfil aberto.

Também pode acontecer que o mesmo tenha login automático no Facebook, o que retira da equação o “ritual” de digitar a nome de utilizador e a password. Agora resta saber uma coisa: quem deixou o perfil aberto, fê-lo num computador de acesso público? Se sim, onde? Na RTP?

A mensagem deixada na página faz várias acusações graves à política de conteúdos da Antena 3 e dá a entender que foi escrita por alguém que conhece bem a rádio e a sua emissão. Aqui fica o post na íntegra:

«A antena 3 é só cunhas e compadrios!!… Nem dão o devido valor à música portuguesa, sempre a passar a mesma coisa… alternativa?! Ainda nem disseram os melhores do ano e já se tá a mesmo ver que é sempre a mesma cantiga a pandilha toda, por amor de deus Não se enganem! até pagam para passar na rádio, os amiguinhos de amiguinhos porque é IMPOSSÍVEL alguém gostar disto Nem o bruno aleixo!!! É só COLINHO! “alternativa Pop” que lol, vira o disco e toca o mesmo! VERGONHA! CALADOS ERAM POETAS!»

post-antena-3

Entretanto, pelas 23 horas, o post foi removido da página de Facebook da Antena 3. Falta agora a reacção dos responsáveis pela rádio sobre esta falha de segurança que permitiu este acesso indevido.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].