Festival de curtas metragens dá as boas-vindas ao Inverno

A decorrer desde o início do mês, o ciclo de cinema O Dia Mais Curto chega ao fim esta quarta-feira, dia 21 de Dezembro, já com o Inverno entre nós.

Em 2016, a chegada da estação mais fria do ano está marcada para as 10:44 em Portugal. Esta é a altura em que acontece o Solstício de Inverno e este será, efectivamente, o dia mais curto do ano, com apenas nove horas e meia de Sol (9h:27min;4s, mais concretamente).

Passando para o outro ‘Dia Mais Curto’, o das curtas-metragens, este é um festival que nasceu em França e que chegou a Portugal pela quarto ano. A edição de 2016 é a mais inclusiva de sempre, uma vez que fez com que 34 localidades em todo o País tivessem sessões com curtas-metragens.

Abrantes, Albufeira, Almada, Amadora, Amarante, Barcelos, Braga, Cascais, Castro Verde, Coimbra, Constância, Elvas, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Guimarães, Lajes do Pico, Leça da Palmeira, Leiria, Lisboa, Maia, Matosinhos, Oeiras, Ponta Delgada, Ponta do Sol, Porto, Sardoal, Setúbal, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu, foram os locais onde foi possível ver cinema durante os últimos 21 dias.

Hoje, em dia de epílogo, as sessões serão muitas e diversas: por exemplo, o Metro do Porto vai passar filmes nas estações e carruagens que tenham Metro TV; na televisão, vamos ter programas especiais dedicados ao evento nos Canais TVCine & Séries e no Cinemax RTP; outro dos locais onde vai ser possível ver filmes é no site da Agência da Curta Metragem, que disponibiliza cinco filmes portugueses para visualização online gratuita; algumas lojas Fnac também se vão associar ao evento.

A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, também vai ser um palco de curtas, já que vai receber uma sessão especial em que o destaque vão ser produções portuguesas.

Aqui serão apresentadas, com a presença dos realizadores, as curtas-metragens À Noite Fazem-se Amigos (Rita Barbosa, foto de topo), Sinais de Serenidade por Coisas Sem Sentido (Sandro Aguilar), Penúmbria (Eduardo Brito) e Fiesta Forever (Jorge Jácome).

Apesar de a Agência da Curta Metragem indicar 21 de Dezembro como o culimnar do festival, este continua até ao final do mês em escolas seleccionadas e em instituições de solidariedade social como as Aldeias de Crianças SOS e a Santa Casa da Misericórdia.

Além disso, no dia 22, o Cineclube do Porto recebe uma sessão especial com os filmes Mães em Chamas (Joanna Rytel), À Noite Fazem-se Amigos (Rita Barbosa), Uma Breve História da Princesa X (Gabriel Abrantes) e Cabeça D’Asno (Pedro Bastos).

O que resta do programa completo da 4.ª edição do festival O Dia Mais Curto pode ser consultado aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].