EyeFitU, a nova app para comprar roupa à sua medida

Quantas vezes já encomendámos roupa on-line que depois não nos serve? As diferenças de tamanhos entre as marcas estão na origem deste problema, mas há uma empresa suíça que quer resolver o problema.

Em forma de site e app, o EyeFitU promete ajudar os consumidores a escolher roupa com base nas suas medidas reais. Para isso, os utilizadores tem de fazer o upload para a plataforma de vários valores, entre os quais as o tamanho de cintura, do braço, do pulso e até mesmo… da cabeça, para compra de chapéus.

Para ter a app a funcionar com as suas máximas potencialidade vai ter mesmo de dar uso à fita métrica; se não tiver uma à mão, também não há problema: na área onde tem de preencher as suas medidas, pode imprimir uma até 149 cm.

É aqui que reside aquela que será a grande vantagem desta app, mas apenas para quem não tem muita experiência de comprar on-line: clientes que já tenham um historial de compras noutras plataformas, já saberão perfeitamente que número encomendar.

Além disso, muitos sites e apps de compras on-line têm tabelas que ajudam a perceber os tamanhos, com a indicação em centímetros do peito, anca ou cintura; o mesmo acontece para o calçado.

Em termos práticos, a EyeFitU não vende roupa – apenas permite o acesso às lojas on-line com as quais tem parcerias. Entre estas estão Matchesfashion, Ted Baker, Net-à-Porter e Karen Millen.

Basicamente, o que a app faz aqui é «corresponder as medidas e perfis dos utilizadores com as tabelas de tamanhos das marcas», explica Isabelle Ohnemus, fundadora e CEO da EyeFitU. Por trás, a empresa diz que está um «motor de medição» que «combina dados estatísticos, tamanhos de corpo, medidas, preferências e feedback dos utilizadores com as medidas da roupa».

A app está disponível para iOS e Android, mas tem falhas graves ao nível da tradução para português, inadmissíveis numa app que já existia na nossa língua mesmo antes de ter sido oficialmente lançada em Portugal no passado dia 8 de Novembro, “colada” à Web Summit.

eyefitu

‘Descubrir’, ‘Falnos sobre voçe’, ‘instantaniamente’, ‘perfiles’, ‘Explor’, Inpir-se’ são algumas das dezenas de erros que podem ser encontradas numa app, onde a interface para smartphone também não é muito bem conseguida: há muitos menus e listas, o que a tornam algo confusa e complicada de usar.

Para já, e mesmo depois de já ter tido um update depois do lançamento em Portugal, a EyeFitU continua com os mesmos problemas. Assim, e sendo um conceito novo na forma de comprar roupa, estas falhas impedem-nos de a recomendar aos nossos leitores.

Contudo, assim que haja novidades e melhoramentos, esta pode muito bem ser uma killer app no seu género e tornar, efectivamente, mais simples e fácil a compra de roupa on-line.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].