Sexta-Feira Negra: aquele dia do ano em que as coisas voltam ao preço habitual depois de terem sido aumentadas pelas marcas na semana antes. Ou será que não?
A tradição é anglo-saxónica, mas Portugal já foi atingido por este “febre” das compras com grandes descontos há muito, tal como acontece com o Halloween. Neste dia especial, marcas, lojas e serviços prometem grandes negócios e preços baixos.
Quase tudo é “afectado” pela Black Friday, desde a comida para o cão até às mais recentes tecnologias. O KuantoKusta já avisou: vão ser mais de 500 as lojas on-line com descontos especiais no próximo dia 25 de Novembro e o site espera um recorde de visitas, mais concretamente 200 mil.
«Neste dia, o site regista o pico anual de visitas de consumidores ansiosos por comparar todas as promoções e encontrar os produtos pretendidos ao melhor preço. No ano passado foram registadas mais de 122 mil visitas ao site (mais 69% que em 2014), um indicador que também reforça a atenção dos portugueses para a data», lembra Paulo Pimenta, CEO do KuantoKusta.
Segundo dados do mesmo site, na Black Friday de 2015 o valor das transacções nas lojas que estão na base de dados do KuantoKusta ultrapassou um milhão de euros. Este ano, o site preparou-se ainda mais para este dia e criou um alerta de preço para «permitir ao utilizador ser avisado caso o produto desejado atinja o valor pretendido na Black Friday».
Mas o conceito da Sexta-Feira Negra não se limita apenas ao dia 25 de Novembro: há marcas que, como a Odisseias, promovem uma semana dedicada aos preços baixos e outras que alargam o prazo dos descontos até ao início de Dezembro.
No meio de tantas propostas, o TRENDY escolheu 13 de vários mercados, da moda à tecnologia, passando pela joalharia e pela ecologia. Sem qualquer ordem especial, aqui ficam elas!
Zippy
Esta loja de roupa para criança do Grupo Sonae vai promover uma campanha de 25% de desconto em talão, de 25 a 27 de Novembro. Isto é válido para todas as colecções de vestuário, calçado, acessórios e puericultura. Só os outlets é que ficam de fora.
PlayStation
A consola da Sony vai ter um pack especial com o jogo Uncharted 4: O Fim de um Ladrão. Numa versão com 500 GB, a PS4 da Sexta-Feira Negra vai custar 269,99 euros. Dê ainda um pulinho à PS Store, porque vai também haver cortes no preço da vários jogos.
Freakloset
A marca portuguesa de calçado, com modelos para homem e mulher «100% personalizáveis» promete 35% desconto em toda a colecção. Derby, Monk, Ankle Boot, Chelsea Boot e Loafer são alguns dos modelos disponíveis com este corte no preço, quer no site, quer na loja física (Rua do Passadiço, nº 72, Lisboa).
Hawkers
Este ano, os óculos Hawkers chegaram às lojas Pull&Bear nacionais e a visibilidade desta marca cresceu mais um pouco em Portugal. Para atrair ainda mais clientes, os descontos da Black Friday vão chegar aos 70%, com alguns modelos a começar nos 9 euros.
Pegada Verde
Conhecida pelos seus produtos de eco-design, a loja on-line Pegada Verde assinala a Sexta-Feira Negra com descontos até 30%, entre 25 e 28 de Novembro. Entre os produtos com preços mais baixos estão luvas com almofadas, garrafas térmicas e sacos de dormir feitos à mão para bebés.
Electronic Arts
Entre 21 e 27 de Novembro jogos para Xbox, PC e PS4 como FIFA 17, Battlefield 1 (que vamos testar em breve), Titanfall 2 e The Sims 4 vão ficar por “tuta e meia”. Por isto entende-se preços entre 29,99 e 49,99 euros em jogos que vão estar na plataforma Origin e nas lojas físicas.
CascaiShopping
No centro comercial de Cascais, a Black Friday passa a ser o Black Weekend. Até dia 27, há descontos nas lojas aderentes do centro comercial, além de promoções também para os clientes PromoFans. Além dos descontos, estará também disponível um serviço de aconselhamento, com sete Fashion Advisors disponíveis para dar uma consulta grátis. Mas atenção que para ter acesso a isto, tem de fazer reserva no Meeting Point do CascaiShopping ou através do telefone 925248336.
Vertty
Quem também não quis deixar passar a Black Friday foi a portuguesa Vertty. Desde o lançamento da sua mochila que a Vertty mostrou que não é só para o Verão – mas quem quiser manter aquela esperança dos dias mais quentinhos, pode ter descontos de 30% na colecção swimwear, 50% de desconto na toalha e 30% nas mochilas.
Purina
Quando se disse que havia de tudo na Black Friday, era mesmo a sério. A Purina lança a Pet Friday, com descontos que podem ir até aos 50% em produtos para animais. Durante 24 horas, marcas como a PRO PLAN, Purina One, Friskies, Felix, Gourmet, Delibakie, Dog e Cat Chow estão com descontos, em códigos. Para ter acesso, é preciso registar-se no site e procurar o código promocional. O desconto é depois feito nas lojas onde costuma ir comprar alimentação para o seu animal de estimação (estão incluidos o Continente, Jumbo, a Petcity, Zooshop e muito mais).
Swarovski
A Swarovski vai ter descontos até aos 30% nas boutiques e também no seu site. A promoção começa hoje, dia 24, e termina a 28 de Novembro.
Fred Perry
A marca vai ter descontos que chegam até aos 30% em toda a sua linha Fred Perry Authentic Store. Atenção que a Fred Perry limita-se mesmo à Sexta-feira.
Samsonite
Se quer uma nova mala de viagem, pode começar a procurar no site da Samsonite, para ver as coisas que mais interessam. Os descontos da Black Friday na Samsonite vão até aos 30%, em artigos seleccionados.
Nespresso
Quem for cliente da Nespresso, vai poder ter acesso aos descontos até dia 27 de Novembro. Estará disponível, no site e na aplicação móvel, uma selecção de máquinas (Inissia, U, Pixie e U Mat), por 29 euros, quando acompanhada de um determinado número de cápsulas. A Inissia custa 29 euros + 250 cápsulas, a U 29 euros + 300 cápsulas e a Pixie e U Mat 29 euros + 350 cápsulas. Há também 20% de descontos numa selecção de acessórios.
*Este artigo foi feito em conjunto com Cátia Rocha.