Tábuas com História, o filme indie português que vai a Los Angeles (vídeo)

Tábuas com História é um filme independente, inspirado em factos reais, que conta a história de Teatraço, o grupo de teatro da Vila de Tabuaço, em Viseu. A fita vai competir no Los Angeles Brazilian Film Festival.

Realizado no ano passado com o apoio e financiamento da Câmara Municipal de Tabuaço, chega este ano a Los Angeles para competir na categoria ‘International Feature Films’ deste festival de cinema, que decorre entre 16 e 20 de Setembro.

O filme português, realizado pelo actor Marcantonio del Carlo, conta a «história de uma vila habituada à arte, nas suas paisagens e nos seus palcos, que dá origem a um grupo de teatro com garra e paixão suficientes para lutar pelos seus sonhos».

Este acaba também por ser o retrato do Teatraço, um grupo de teatro de Tabuaço – uma vila situada no Douro Vinhateiro – que inspirou o actor Beto Coville para a sua tese de mestrado, de onde surgiu a ideia de fazer este filme.

Produzido e financiado pela Câmara Municipal de Tabuaço, o filme começou por ser um documentário, mas acabou transformada numa longa-metragem de ficção, onde se pode ver a “luta” de um grupo de teatro orientado pelo Dr. Matias, um actor/dentista brasileiro, contra um político que quer derrubar o antigo teatro da vila. Com a chegada da forasteira Maria Duarte, o grupo ganha um novo fôlego para, com o apoio da população, tentar travar a destruição do edifício.

A longa-metragem acabou por “voar” mais longe e vai mesmo competir no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF) contra os filmes Maverick: Manjunt Brazil (Emiliano Ruschell) e Verses at Work (Lucas Mendes). Este será mesmo o primeiro filme nacional a marcar presença neste certame, que terá lugar de 16 a 20 de Setembro.

Ainda sem data de estreia confirmada em Portugal, Tábuas com História conyta com as interpretações de actores reconhecidos como João Didelet, José Neves, Eurico Lopes e Martinho da Silva.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].