Conheça a brasileira que vai fazer o Algarve de bicicleta para criar um guia de viagem

A publicitária e blogger brasileira Naiara Back está em Portugal para fazer um guia de viagem de bicicleta. Depois de Braga – Compostela, segue-se a Ecovia do Algarve, no âmbito do projecto ‘Aqueles que Viajam de Bicicleta’.

«Oi, eu sou a Naiara Back – aquela que viaja! Acredito que é viajando que se vivem as melhores experiências da vida e que se descobre que a vida tem outros sentidos. Férias e feriados são sempre planejados para colocar o pé na estrada para descobrir e viver tudo o que esse mundo tem de mais incrível. Quem vem junto?»

Arranjem-nos uma bicicleta, por favor; e espera um pouco, Naiara, que a gente vai com você! E nem vai ser preciso esperar muito – a viagem começa já no Domingo, 18 de Setembro, no Cabo de São Vicente e só pára dez dias depois, a 28, em Vila Real de Santo António (no cais do ferry).

Ao todo vão ser cerca de 200 quilómetros; de automóvel, a viagem dura quase duas horas, se o trajecto escolhido for feito pelas N125 e N124. A esta viagem quase directa pela “marginal” algarvia, contrapõe-se o percurso aos “soluços” da Ecovia.

Actualmente, este percurso algarvio não é um todo, já que existem um total de doze segmentos com um total de 214 km, que atravessam os doze concelhos do litorais do Algarve. Quase ao ritmo de um concelho por dia, Naiara Back vai mostrar toda a viagem ao vivo nas redes sociais Snapchat, Instagram e Facebook.

Mais tarde, esta experiência vai ser contada no seu blog Aqueles Que Viajam e vai haver ainda a criação de um Guia On-line, o «primeiro de viagem de bicicleta da Ecovia do Litoral do Algarve em português», ressalva Naiara.

Um dos objectivos é «inspirar cada vez mais as pessoas a viajarem de bicicleta pelo Algarve», já que a publicitária lembra que a região têm mais «experiências para oferecer além da praia».

O projecto Aqueles que Viajam de Bicicleta de Naiara Back é patrocinado pela Go By Bike e a pedalada pela Ecovia do Litoral do Algarve pela Loulé Criativo, por cinco serviços de hospedagens e ainda empresas privadas que vão oferecer experiências incríveis à ciclista para mostrar o quão diversificado é o Algarve.

Usar a bicicleta para descobrir o mundo
A bicicleta sempre esteve presente na vida da brasileira Naiara Back, tanto para substituir o carro a caminho do trabalho como para pedaladas com os amigos e/ou sozinha. Mas foi ao morar em Braga, que esta “amiga” se tornou mais que um meio de transporte e lazer.

«Percebi que podia ir mais longe, como por exemplo, viajar por Portugal. E por que não pelo mundo todo?», desafia-se a si mesmo Naiara.

Em Abril deste ano, Naiara criou o blog Aqueles Que Viajam e dele surgiu a iniciativa Aqueles Que Viajam de Bicicleta’, que tem como missão inspirar a viajar de neste meio de transporte tão simples de adquirir!

naiara black

«O projecto surgiu da minha constante vontade de pedalar por Portugal, das boas condições de mobilidade para ciclistas e também da escassa divulgação de pistas no País», explica a publicitária e blogger.

A primeira viagem de Naiara foi de Braga para Santiago de Compostela, onde pedalou 200 km durante dois dias e meio. Agora, seguem-se os 214 km da Ecovia do Litoral do Algarve, mas para fazer com mais calma: é que Naiara sabe muito bem o que o Algarve tem para oferecer: «Vou fazer os desvios necessários para conhecer vilas, trilhas e montanhas algarvias». Boa viagem!

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].