Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais com inscrições abertas!

Atenção cervejeiros: estão abertas as inscrições para o IV Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais que se realiza nos dias 20, 21 e 22 de Outubro.

A Lisbeer, a Cerveteca Lisboa e o Duque Brewpub serão os “palcos” da edição de 2016 do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, que chega a Lisboa daqui a um mês.

O evento conta com a organização dos sites Sabor Artesanal, Cervejas do Mundo, Cerveja Magazine em colaboração com a Loja da Cerveja Caseira e tem como principal objectivo a «confraternização entre cervejeiros e apreciadores de cerveja».

Este IV Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais também quer chamar «a atenção para um produto que está cada vez mais em expansão na sociedade e economia portuguesas», dizem os organizadores.

A competição vai chegar a Lisboa dividida em três categorias: a Double India Pale Ale – 1ª Grande Taça BJCP Portugal (competição que será a primeira em Portugal a ser certificada pelo Beer Judge Certification Program), a Livres Ale e a Livre Lager.

Se é um produtor de cerveja artesanal/caseira, então esta competição é feita à sua medida e tem um bónus: se tiver a receita vencedora, vai poder ver o seu “néctar” produzido e engarrafado pelas produtoras Post Scriptum Brewery, na Oitava Colina e na Aroeira.

«Em 2015, a receita vencedora, a Juniper Smokin’ da Amnesia Brewery, foi produzida nas instalações da Mean Sardine», lembra a organização do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais. Todas as informações sobre esta competição podem ser vistas na página oficial deste evento, no Facebook.

O programa completo dos três dias do evento já foi revelado e vai ter jantares, provas de cervejas e até passatempos de quizz sobre cerveja. Aqui fica tudo bem explicadinho:

20 OUTUBRO – LISBEER
18 às 20 horas: Prova de cervejas categoria Ale
20 às 21:30 horas: Jantar no Lisbeer (pizzas, com inscrição prévia)
21:30 horas até ao fecho: Quizz cervejeiro (inscrição prévia) e confraternização

21 OUTUBRO – CERVETECA
18 às 20 horas:20 horas até ao fecho: Confraternização cervejeira e apresentação de uma nova cerveja da Post Scriptum Brewery

22 DE OUTUBRO – DUQUE BREWPUB
10 às 11:30 horas: Prova de cervejas categoria Lager
11:30 às 13 horas: Prova de cervejas categoria DIPA/BJCP
13 às 15:30 horas: Churrasco em Monsanto (com inscrição prévia)
15:30 às 16 horas: Pequeno workshop sobre como ser Juiz BJCP
16 às 17 horas: Divulgação de resultados e entrega de prémios
17 horas – até ao fecho: Confraternização cervejeira

A organização do IV Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais também já oficializou os prémios que serão atribuídos aos três primeiros classificados de cada categoria (Ale, Lager e Destaque/ DIPA/ Taça BJCP):

Categoria Lager: reprodução da receita vencedora na Post Scriptum Brewery
Categoria Ale: reprodução da receita vencedora na Oitava Colina
Categoria Destaque/ DIPA/ Taça BJCP: reprodução da receita vencedora na Aroeira/ Duque Brewpub.


Este artigo foi actualizado às 14:08 de 28 de Setembro de 2016 com informação sobre o programa completo e os prémios para as melhores cervejas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].