Está escolhido o filme português que poderá concorrer aos Óscares de Hollywood

A Academia Portuguesa de Cinema escolheu o filme Cartas de Guerra para representar Portugal como melhor filme estrangeiro nos Óscares e nos Goya 2017.

Calma: é claro que o filme não entra directamente para o lote dos filmes estrangeiros nomeados para o Óscar. Numa primeira fase, as academias de cinema de vários países vão submeter os seus filmes, um número entre 80 e 90 títulos.

Só depois, em Janeiro, serão conhecidos quais serão os filmes que vão ser nomeados para os cinco filmes de origem estrangeira – Foreign Language Film. Além dos Óscares, a Academia Portuguesa de Cinema também indicou a obra de Ivo M. Ferreira para a categoria de melhor filme ibero-americano nos Prémios Goya, da Academia Espanhola.

Os membros da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas escolheram o filme “Cartas da Guerra”, do realizador Ivo M. Ferreira, para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, nos Óscares da Academia Americana de Cinema e na categoria de melhor filme ibero-americano (Mejor película iberoamericana), nos Prémios Goya, da Academia Espanhola.

Cartas da Guerra é um filme a sobre os episódios vividos por António Lobo Antunes, e contados por carta à sua mulher Maria José, quando foi alferes em Angola, durante a Guerra Colonial.

Este filme estreou em Portugal no dia 1 de Setembro com Miguel Nunes, Margarida Vila-Nova, Ricardo Pereira, Tiago Aldeia, João Luís Arrais e Pedro Ferreira nos principais papéis.

«A 89ª Gala de entrega dos Óscares está agendada para o dia 26 de fevereiro de 2017 em Los Angeles, na Califórnia, enquanto que a 31ª Edição dos Prémios Goya está prevista para o dia 4 de fevereiro de 2017, em Madrid», relembra a Academia Portuguesa de Cinema.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].