Tira-teimas: afinal, a massa é boa ou não atletas profissionais ou amadores?

Todos os especialistas em nutrição estão de acordo numa coisa a massa é a melhor opção para atletas em detrimento do pão branco, arroz e batatas.

A razão para essa escolha? A libertação lenta e eficiente de energia para o nosso organismo utilizar.

Mas há mais «As massas são um alimento ideal para todos aqueles que praticam desporto por lazer ou em competição. Não só fornece hidratos de carbono como também é fonte de proteína e de fácil digestão», diz a Cerealis, um grupo que representa várias marcas de massas em Portugal.

Quando praticamos exercício físico o nosso corpo precisa de energia suficiente que nos permita ter uma boa prestação. «A massa é uma fonte perfeita de hidratos de carbono para os atletas e para todas as pessoas fisicamente activa», dizem os mesmos responsáveis.

Segundo a Cerealis, uma dieta equilibrada é aquela que fornece pelo menos 50% da nossa ingestão diária de energia sob a forma de hidratos de carbono. A massa é uma excelente fonte de hidratos de carbono. A visão mais consensual da dieta de um atleta ou pessoa activa é que cerca de 60% do seu consumo diário deva vir dos hidratos de carbono. E aqui, podemos dizer que a massa é “rainha e senhora”.

Se ainda tem dúvidas sobre os benefícios das massas, aqui ficam três razões para não ter qualquer receio em comer um bom prato de esparguete, por exemplo. Cuidado é com os molhos e com aquilo que vai comer a acompanhar.


1 – A massa é um combustível

A massa é um hidrato de carbono de absorção lenta que serve como principal fonte de combustível para o nosso corpo. Metaboliza a glicose e produz energia de longa duração, principalmente durante a atividade física.


2 – Digestão simples

É facilmente digerida e não causa desconforto gastrointestinal se for ingerida antes de um treino de corrida ou de alta intensidade.


3 – A chave do sucesso

Os atletas de elite sabem que uma dieta equilibrada e saudável é fundamental para manter o bom nível de desempenho. A combinação de hidratos de carbono complexos, como as massas alimentícias, com proteínas magras, uma ingestão baixa a moderada de gordura e boa hidratação são a chave para o sucesso.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].