Funk e hip hop no centro de The Get Down, a novidade da Netflix

The Get Down é uma das apostas da Netflix para o mês de Agosto. Numa viagem à Nova Iorque dos anos 70, a série original do serviço de streaming chega hoje, cheia de hip hop e funk.

Assim, esta Sexta-feira, estreia o novo drama musical, que retrata Bronx e Nova Iorque, em 1977, com um ritmo agitado de uma cidade violenta, caótica e agressiva. A partir de um grupo de adolescentes que tem tudo para descambar, no Bronx, The Get Down passa por fenómenos como o surgimento do hip hop, funk e disco, com um cheirinho de grafitti também.

Com um orçamento estimado de 120 milhões de dólares, Baz Luhrmann é produtor executivo da série e também realizador do primeiro episódio. Luhrmann tem um currículo de respeito, assinando a realização de Moulin Rouge, Romeo + Julieta e O Grande Gatsby. Em 2002, foi, aliás, nomeado para o Óscar de Melhor Realizador, com Moulin Rouge.

Luhrmann não está sozinho na produção, já que Get Down conta com outros companheiros de respeito. Sendo uma série com forte componente musical, a Netflix recrutou o lendário rapper e produtor para assegurar a banda sonora. Tendo em mente que Nas é autor de Illmatic, um álbum que figura no Olimpo do hip hop, não deixou os créditos por mãos alheias. Assim, a banda sonora da série conta com nomes como Janelle Monáe, Miguel, Christina Aguilera, Donna Summer ou Michael Kiwanuka.

The Get Down Netflix

Não é de estranhar a aposta de Luhrmann numa banda sonora forte – com O Grande Gatsby ou Moulin Rouge já tinha havido foco na banda sonora. Para assegurar o rigor histórico, a equipa de produção inclui também Nelson George e um trio de pioneiros do hip hop: Grandmaster Flash, DJ Kool Herc e Afrika Bambaataa (que serão também retratados na série).

O elenco conta com nomes como Shameik Moore, Justice Smith, Herizen Guardiola, Skylan Brooks, Tremaine Brown Jr., Yahya Abdul-Mateen II, JImmy Smits, Giancarlo Esposito e Jaden Smith.

Com o lançamento de várias séries musicais nos últimos tempos – já vimos Empire, Roadies ou Vinyl -, a verdade é que, até agora, apenas Empire tem sido um sucesso de audiências. Vinyl, com um orçamento de produção de 100 milhões (abaixo de The Get Down), foi cancelada, depois de fracos resultados. Resta saber se esta nova aposta da Netflix consegue aguentar o ritmo.

Cátia Rocha
Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.