Animação japonesa vai invadir o Museu do Oriente

O Museu do Oriente, em Alcântara, vai exibir quatro filmes emblemáticos do japonês Studio Ghibli, no ciclo de cinema ‘Arquitectos do Imaginário’. E a melhor parte é que as sessões são gratuitas.

Desde 1985 que este estúdio tem vindo a conquistar tanto o público como a crítica. Falando em títulos chave? A Viagem de Chihiro, com assinatura de Hayao Miyazaki, por exemplo. Há mais de 30 anos a misturar a realidade com o sonho e a criar verdadeiras fábulas modernas, quatro animações deste estúdio vão ocupar os domingos de Agosto, no museu lisboeta.

Todos os Domingos, às 18 horas, é possível ver um filme diferente deste estúdio, numa parceria entre o Museu do Oriente e a Outsider Films.

No primeiro Domingo, no dia 7 de Agosto, será exibido A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki. Lançado em 2001, conta a história de Chihiro, uma menina de dez anos, que se vê envolvida numa aventura com criaturas e poderes mágicos. O filme venceu o Óscar para Melhor Filme de Animação, em 2003.

No Domingo seguinte, é exibido A Princesa Mononoke, de 1997. Assinado por Hayao Miyazaki, conta a história de um jovem guerreiro que é amaldiçoado, enquanto tenta defender a sua aldeia de um demónio criado pela violência humana. Enquanto tenta compreender o que é a maldição, conhece a Princesa Mononoke.

A 21 de Agosto, é dia de ver As Asas do Vento, também de Miyazaki, lançado em 2013. O filme, que foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme de Animação, retrata o enredo de Jiro, que sonha voar e criar aviões, inspirado pelo famoso criador de aeronáutica Caproni. A usar óculos desde tenra idade e impossibilitado de se tornar piloto, Jiro integra a divisão de aeronáutica de uma grande empresa japonesa em 1927.

A encerrar este ciclo, no dia 28 de Agosto, é exibido o filme mais recente do estúdio. Memória de Marnie foi realizado por Hiromasa Yonebayashi e é baseado no romance de Joan G. Robinson. Conta a história de Anna, uma rapariga de 12 anos, que vai passar o Verão a Kushiro. Anna tem dificuldade em fazer amigos, até ao dia em que conhece Marnie. Este filme também foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme de Animação, mas Inside Out acabou por levar a melhor na corrida.

Este ciclo é gratuito, bastando levantar o bilhete para a sessão no próprio dia.

Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.