Zowi, o robô que quer ensinar os miúdos

A BQ tem um novo brinquedo tecnológico, que chegou recentemente ao mercado português. Se sempre quis que os miúdos aprendessem alguma coisa enquanto brincam, o Zowi tem fortes probabilidades de atingir um estatuto estrela nesse campo…

O Zowi dança, caminha, evita obstáculos e responde a sons e a toques. Pode parecer apenas mais um brinquedo para crianças, mas o Zowi está focado na aprendizagem, permitindo dar os primeiros passos na programação e até partilhar projectos com outras crianças. O brinquedo inclui também o Bitbloq, uma ferramenta de programação por blocos, especialmente concebida para os mais pequenos. O Zowi pode ser controlado a partir de uma aplicação, que está disponível para os dispositivos Android.

Este pequeno robô adapta-se ao ritmo das crianças: quando conseguem terminar um projecto, são desbloqueados novos desafios. Os miúdos podem aprender três áreas importantes da tecnologia, como hardware, software e design. No caso do hardware, o Zowi pode ser desmontado, para que aprendam o funcionamento do aparelho. A parte do software está incluída na programação do Zowi, que pode ser dominada pelas crianças. Já o design está presente na parte em que podem criar os seus próprios complementos.

O Zowi chega a Portugal com um preço recomendado de 99,90 euros.

Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.