Sardinhas em Lisboa, Martelinhos de São João no Porto

Ainda faltam quase três meses para o início das Festas de São João no Porto, mas o concurso para eleger os martelinhos de São João mais criativos já começou.

Se em Lisboa o desafio é ilustrar uma sardinha para as festas populares, no Porto as estrelas são os martelinhos de São João, numa iniciativa da Fundação da Juventude.

As candidaturas estão abertas até 20 de Maio para selecionar os melhores design para ilustrar estes objectos que são usados na noite de 23 para 24 de Junho para bater nas cabeças de toda a gente.

Os trabalhos podem ser submetidos nas categorias de 2D, objecto e vídeo. Este ano há mais um prémio para a melhor proposta de instalação artística urbana, mas as inscrições para esta nova categoria terminam a 3 de Maio.

Este último, no valor de 1500 euros, será atribuído pela Porto Lazer. A obra artística a ser criada em espaço urbano terá de ser, obrigatoriamente, desenvolvida a partir dos típicos martelos de São João em Plástico, os quais serão cedidos pela Porto Lazer.

Os prémios a atribuir a cada uma das categorias pela Fundação Millennium bcp, no valor total de 4500 euros, destinam-se a premiar as duas melhores recriações dos martelinhos de São João.

A participação no concurso pode ser feita de forma individual ou colectiva, sendo que cada um dos participantes (individuais ou coletivos) pode apresentar até três propostas no máximo.

As 250 propostas de martelos mais votadas podem ser vistas numa Exposição realizar-se na Fundação da Juventude, no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, no Porto, de 10 a 16 de Junho.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].