World Press Photo 2016 está em Lisboa e tem um vencedor português

Um dos mais antigos e prestigiados concursos de fotografia do Mundo, o World Press Photo, assentou arraiais em Lisboa e vai ficar no Museu da Electricidade até 22 de Maio.

O TRENDY foi convidado pela Canon e pela Fundação EDP para conhecer em primeira mão as fotos vencedores deste ano nas oito categorias que estavam em competição. O vencedor absoluto foi o fotojornalista Warren Richardson.

A foto que convenceu o juri do World Press Photo 2016 mostra um refugiado a passar um bebé por uma cerca de arame farpado, durante a noite (em baixo). Além de ter ganho a competição em termos absolutos, Richardson ganhou ainda o primeiro prémio na categoria Spot News.

Este está em grande destaque logo ao início da exposição do World Press Photo 2016, mas há quase mais cinquenta fotografias para ver, divididas por oito categorias.

Entre os vencedores de uma destas está um português: Mário Cruz conquistou o primeiro lugar nos Contemporary Issues (temas contemporâneos) do World Press Photo 2016 com um trabalho de reportagem de nove fotografias sobre trabalho infantil e tráfico de crianças senegalesas e guineenses.

Grande parte do trabalho de reportagem fotográfica de Mário Cruz incidiu sobre as más condições encontradas nas daaras (escolas corânicas do Senegal) onde os alunos (talibés) vivem em estados de subnutrição, são espancados e estão, grande parte do tempo, acorrentados.

A fotorreportagem de Mário Cruz foi publicada pela revista Newsweek (EUA) e conquistou ainda o terceiro lugar no concurso de fotografia Pictures Of The Year. Aqui fica o trabalho apresentado pelo fotógrafo no World Press Photo 2016.

Mario Cruz 1

Mario Cruz 2

Mario Cruz 3

Mario Cruz 4

Mario Cruz 5

Mario Cruz 6

Mario Cruz 7

Mario Cruz 8

A edição do World Press Photo 2016 está até 22 de Maio no Museu da Electricidade, em Lisboa, à beira-Tejo. De terça a Domingo, o horário de abertura é das 12 às 20 horas. Dia 1 de Maio, está encerrado. Pode ver o preço dos bilhetes aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].