15 coisas que aconteceram pela primeira vez na Internet

Actualmente todos damos como adquirida a possibilidade de fazer o upload de um vídeo para o YouTube, enviar um email ou de partilhar uma fotografia no Instagram. Mas para isto, tal como para tudo, houve sempre uma primeira vez.

Qual foi a primeira foto do Instagram, o primeiro vídeo do YouTube ou o primeiro tweet? Nos primórdios destes serviços online, coube aos fundadores dar o primeiro passo, de redes que hoje têm milhões de pessoas a partilhar tudo diariamente.

Hoje fazemos uma viagem no tempo para descobrir quais foram as primeiras coisas que se fizeram na Internet!


1 – O primeiro tweet

Twitter
Quando: Março de 2006
Jack Dorsey, um dos fundadores desta rede de microblogging, gastou apenas 24 dos 140 caracteres permitidos para enviar uma mensagem ao mundo: «just setting up my twttr» [estou a criar a minha conta no Twitter].


2 – O primeiro vídeo do YouTube

YouTube
Quando: Abril de 2005
Faz nove anos no dia 23 de Abril que Jawed Karim (também um dos fundadores) fez o upload daquele que é o vídeo mais antigo do YouTube: uma visita a um jardim zoológico. ‘Mee at the zoo’ é o título do clip que tem 18 segundos.


3 – A primeira foto na Internet

Cernettes
Quando: Maio de 1992
Tim Berners-Lee estava a trabalhar no projecto World Wide Web (ou seja, a inventar a Internet), quando pediu alguns scans de fotografias, para usar num trabalho, a uma girls band formada por engenheiras do CERN. Foi assim que esta foto das Les Horrible Cernettes se tornou na primeira de sempre a ser carregada para a Web.


4 – A primeira foto do Instagram

Instagram
Quando: Julho de 2010
Mais uma vez, obra de um fundador. Foi Kevin Systrom que colocou a primeira foto no Instagram. A imagem, tirada num restaurante mexicano, mostra o seu pé e o cão. Esta rede social só seria apresentada ao público três meses depois de isto acontecer, em Outubro de 2010.


5 – O primeiro site

www
Quando: Outubro de 1991
Já aqui falámos em Tim Berners-Lee por ter colocado a primeira foto online na Web e o primeiro site também foi da sua responsabilidade. Tinha fundo branco, apenas com texto e 25 links, e era sobre o CERN (o acelerador de partículas que fica na Suíça), onde Lee trabalhava na altura.


6 – O primeiro domínio .COM

symbolics
Quando: Janeiro de 1985
Há 31 anos, a fabricante de computadores Symbolics sedeada no estado do Massachusetts (EUA) registou o domínio symbolics.com. Hoje, já não existe, mas o site continua a funcionar e serve como agregador de curiosidades sobre a Internet.


7 – A primeira venda no eBay

ebay
Quando: Março de 1995
O eBay ainda se chamava AuctionWeb quando fez a sua primeira venda online. Os fundadores quiseram testar a plataforma e colocaram à venda um apontador laser estragado. Para surpresa deles, o artigo foi comprado em poucas horas por um… coleccionador de ponteiros laser estragados.


8 – A primeira venda da Amazon

amazon
Quando: Abril de 1995
No próximo Domingo faz 21 anos que John Wainwright comprou o primeiro artigo de sempre na Amazon, uma cópia do livro Fluid Concepts and Creative Analogies de Douglas Hofstadter.


9 – A primeira webcam a emitir vídeo em directo

webcam
Quando: Agosto de 1991
Se acha que o primeiro live streaming de uma câmara web foi de um grande acontecimento, desengane-se. Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge estava farto de chagar à máquina de café e encontrar o jarro vazio. Foi então que desenvolveram uma pequena câmara que enviava frames para um software criado especificamente para este efeito. Assim, podiam sair dos seus postos de trabalho e ter a certeza de que havia café à espera. Estava inventada a webcam!


10 – Os primeiros emoticons

emoticons
Quando: Setembro de 1982
Hoje são uma brincadeira de crianças, mas há 34 anos os emoticons eram uma ciência oculta. Foi o engenheiro informático Scott Fahlman que sugeriu o uso das expressões faciais 🙂 e 🙁 feitas apenas com pontuações.


11 – O primeiro banner de publicidade

banner
Quando: Outubro de 1994
Pouco tempo depois de a Internet começar a chegar a mais gente, as marcas perceberam que os sites eram bons locais para fazer publicidade. A operadora norte-americana AT&T foi a primeira a ter um banner online no site da revista Wired, onde dizia: «Já alguma vez clicou com o rato aqui? Vai carregar».


12 – O primeiro motor de busca

archie
Quando: Fevereiro de 1990
Oito anos antes de o Google aparecer, já se podiam fazer pesquisas online. A ideia foi de Alan Emtage, um estudante da Universidade McGill em Montreal (Canadá), que lhe chamou Archie Query Forum. Ainda hoje o site existe, mantido pela Univerdidade de Varsóvia (Polónia).


13 – O primeiro perfil do Facebook

facebook
Quando: Novembro de 2004
Aqui não há surpresas. As primeiras três contas do Facebook eram apenas de teste, pelo que temos de eleger a quarta como a do primeiro perfil a aparecer online no Facebook: Mark Zuckerberg.


14 – O primeiro email enviado

email
Quando: Junho de 1971
Vinte anos antes de a Internet ter sido “inventada” por Berners-Lee, o programador Ray Tomlinson enviou mensagens para si próprio a partir de um computador, usando o símbolo @ para determinar o destinatário. Segundo Tomlinson, as primeiras mensagens de email «não merecem ser lembradas»: uma delas era apenas QWERTYIOP, todas as letras da segunda linha dos teclados.


15 – O primeiro post do TRENDY

Volvo S60
Quando: Janeiro de 2012
Ainda não nos chamávamos TRENDY, sequer (era lifeSTYLE.com.pt). O primeiro post foi de um ensaio a um automóvel da Volvo, o S60.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].