8 vinhos obrigatórios para o almoço de Páscoa

Cabrito à Padeiro ou Borrego Assado no Forno são dois dos pratos que vão fazer as delícias dos portugueses no almoço de Páscoa de Domingo. O TRENDY dá-lhe 8 sugestões de vinhos que podem (e devem) estar à mesa com estas iguarias.

O vinho tinto é, desde logo, uma opção natural para acompanhar pratos de carne. Os néctares encorpados e frutados contrastam muito bem com carne assada, mas também podem servir para acompanhar as deliciosas sobremesas de Páscoa, como pudins ou folares.

Mas se a sua opção for o peixe assado, grelhado ou a comida vegetariana, a melhor opção será a escolha de um vinho branco ou verde, mais cítricos e leves.


1. Grão Vasco Tinto Reserva do Museu 1996

Grao-Vasco-Reserva-Museu
Lançada a 16 de Março no Museu Nacional Grão Vasco, precisamente a data em que se cumprem cem anos da sua fundação, esta edição especial é composta por cinco mil garrafas de 1,5 litros que estarão disponíveis em caixa individual de madeira na rede de lojas dos Museus Nacionais e principais garrafeiras do País.

«Estamos perante um vinho em que a idade é denunciada pela cor alaranjada e pelos aromas terciários bem presentes, em perfeita harmonia com a complexidade e elegância adquiridas com a idade», carateriza a enóloga Beatriz Cabral de Almeida, da Sogrape, o grupo que comercializa os vinhos Grão Vasco.
Teor Alcoólico: 12,5%
Preço: 23 euros


2. Herdade das Servas Syrah Touriga Nacional

Herdade-das-Servas
Em 2016, a Herdade das Servas estreou-se nos tintos com um dos seus topos de gama, apenas lançado em anos especiais, o Syrah Touriga Nacional. Em nove anos, este vinho chegou às lojas apenas quatro vezes: 2005, 2008, 2009 e 2013.

O Herdade das Servas Syrah Touriga Nacional Reserva Tinto é um vinho «límpido, de cor vermelho granado profundo, com aromas de ameixa preta madura, notas florais de violeta, cacau e pimenta preta». Bem ao estilo deste produtor alentejano, é um tinto estruturado e bastante gastronómico, com acidez e taninos equilibrados num final persistente.
Teor Alcoólico: 14,5%
Preço: 15 euros


3. Duorum O. Leucura

Duorum-O-Leucura
Feito a partir de vinhas velhas onde dominam as castas Touriga Nacional e Touriga, o O. Leucura vem da Região Demarcada do Douro, da Quinta de Castelo Melhor, junto a Foz Côa. Este vinho reflecte o estilo e o perfil Duorum: a natural maturação duriense, em harmonia com frescura e acidez, necessária ao equilíbrio de aromas e sabores da região do Douro.

O Duorum O. Leucura revela-se um vinho concentrado, denso e de elevada estrutura, com uma acidez equilibrada, taninos firmes e muito maduros. O estágio foi feito em barricas de 225 litros de carvalho francês durante um período de cerca de 24 meses, de acordo com cada lote e casta.
Teor Alcoólico: 14%
Preço: 76,96 euros


4. Conde de Vimioso Reserva 2012

Conde-de-Vimioso
Eleito o Melhor Vinho Tinto no VII Concurso dos Vinhos Engarrafados do Tejo (ganhou duas medalhas, Excelência e Ouro), este Conde de Vimioso é um néctar de cor granada profunda. No nariz revela mineralidade e aromas de ameixas, amoras pretas e especiarias.

Na boca apresenta-se macio, com taninos robustos e complexos, que lhe conferem grande potencial de envelhecimento. Os frutos vermelhos fundem-se com a estrutura e a frescura, num vinho feito a partir das castas Touriga Nacional, Aragonez, Alicante Bouschet e Syrah.
Teor Alcoólico: 14%
Preço: 11,99 euros


5. Quinta dos Murças Reserva 2011

Murcas
Mais um vinho premiado, desta vez com a distinção Grande Ouro, a mais alta medalha do concurso Mundus Vini – Spring Tasting 2016. Este produto da Herdade do Esporão é fruto de uma colheita de 2011, o chamado ‘ano épico do Douro’, feito durante um Verão ameno.

De cor profunda, com laivos violetas, o Quinta dos Murças Reserva 2011 tem um aroma complexo onde se destacam os frutos pretos maduros, em conjunto com aromas balsâmicos característicos das vinhas velhas e notas de especiarias, provenientes do seu estágio em barrica.
Teor Alcoólico: 14,5%
Preço: 17,50 euros


6. Visconde de Borba Tinto DOC 2015

Visconde-de-Borba-Tinto
Muito em conta para o almoço de Páscoa é este vinho do vitivinicultor borbense Marcolino Sebo, um típico alentejano obtido a partir das castas Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouschet. Com cor granada, aroma fino e elegante, onde sobressaem frutos vermelhos e silvestres e algum floral, este Borba DOC revela-se macio, redondo, encorpado, com uma ligeira acidez e boa persistência final.

O Visconde de Borba Tinto DOC 2015 teve colheita e selecção manual das uvas, fermentação em cuba de inox com temperatura controlada e estágio de três meses em garrafa. O produtor Marcolino Sebo recomenda que o vinho seja servido a uma temperatura entre 16 a 18 graus, especialmente a acompanhar grelhados e carnes vermelhas.
Teor Alcoólico: 13,5%
Preço: 3,99 euros


7. Mirabilis Grande Reserva Branco 2014

Mirabilis
A alternativa aos tintos é este branco da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, um vinho de aspecto brilhante, com uma cor citrina e reflexos esverdeados. No nariz revela uma complexidade invulgar, aroma a frutos brancos de caroço suportado pela mineralidade granítica e pelos aromas a baunilha e cravinho.

Na boca sobressaem as sensações de acidez fresca intensa, equilibrada pela sólida estrutura e pela textura linear, profundo, tridimensional, tenso, de grande concentração, final muito longo, preciso e persistente; termina muito focado e transparente. Os enólogos Jorge Alves e Sónia Pereira recomendam que seja servido a uma temperatura de 11 a 14 graus, com queijos curados de pasta dura, peixes gordos, carnes de aves, porco e vitela.
Teor Alcoólico: 13%
Preço: 28,95 euros


8. Soalheiro ALLO 2015

Soalheiro-ALLO
Os fãs do Alvarinho têm aqui uma excelente opção, aquele que é um dos nossos vinhos preferidos. O ALLO chega-nos à mesa vindo de Melgaço e tem apenas 11%. Já falámos várias vezes deste Soalheiro no TRENDY, um vinho branco vibrante e preciso com um equilíbrio impar devido ao perfil aromático, à frescura e ao teor alcoólico moderadamente baixo.
Teor Alcoólico: 11,2%
Preço: 5,99 euros

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].