Carnaval em Portugal: 6 festas nacionais a não perder!

De Norte a Sul do País, a Momondo e o TRENDY sugerem-lhe seis históricas e divertidas festas de Carnaval para animar o folião que há em si!

O Carnaval é já este fim-de-semana e há várias cidades portugueses que festejam o entrudo a rigor. Umas têm festas mais tradicionais, outras apostam num Carnaval mais à brasileira, mas todas são excelentes sugestões para pegar no seu disfarce preferido e divertir-se como se não houvesse amanhã.


Carnaval dos Caretos

Caretos de Bragança
Em Bragança, o Carnaval junta grupos de Caretos, um traje tradicional composto por máscaras e cores vivas. O desfile de sábado acontece na zona histórica da cidade terminando com a queima do diabo. Pode ainda encontrar outro tipo de caretos em Lazarim, Lamego. No Entrudo de Lazarim, as máscaras são feitas em madeira por artesãos locais. Entre sábado e terça-feira os visitantes podem usufruir de uma grande variedade de comida, produtos locais, música e artesanato naquele que é conhecido como o Carnaval mais mascarado do País.
Onde? Bragança
Quando? 6 a 10 de fevereiro


Farrapada

Farrapada Ovar
Em Ovar, a ideia é criar uma experiência divertida levando as nossas próprias máscaras e juntar-nos quer seja com inscrição prévia ou por impulso. Nos restantes dias o calendário está preenchido com concertos, desfiles para crianças e idosos e muito mais.
Onde? Ovar
Quando? 5 de Fevereiro


Figuras & Figurões

Carnaval de Torres
Se estiver pelo Centro do País, o Carnaval de Torres é o lugar onde vai querer estar. Fiel às suas origens, esta é uma festa conhecido pelas suas matrafonas e pelos cabeçudos. Bastante conhecidas são também as sátiras feitas ao Governo através de grandes caricaturas. Muitos dos visitantes acabam por se juntar a esta tradição, caminhando entre os grupos e carros alegóricos que desfilam. O acesso para ao recinto é pago, mas existe animação para toda a gente.
Onde? Torres Vedras
Quando? 5 a 10 de Fevereiro


Pirataria

Carnaval Loulé
O Carnaval de Loulé celebra 110 anos tendo como tema para o grande desfile O Grande Naufrágio. Os piratas vão ser as figuras centrais deste evento que decorre ao longo de três dias, acompanhados pelas típicas caricaturas de figuras políticas e desportivas, pelos cabeçudos e pelas escolas de samba. Tal como em Torres Vedras o acesso também é pago mas o valor reverte para instituições e projectos sociais.
Onde? Loulé
Quando? 6 a 9 de Fevereiro


Trapalhão

Carnaval Madeira
Na Madeira, a festa começa com os assaltos de Carnaval onde as pessoas assaltam as casas dos seus amigos e família para comer doces tradicionais: sonhos e malassadas. As festividades continuam com uma noite travesti, em que os habitantes locais invertem papéis, e ainda pela noite hippie. O Trapalhão convida todos a levar as suas máscaras para a rua e a caminhar pelas ruas juntamente com os grupos de carros alegóricos que desfilam pelas mesmas, mais uma vez, fazendo sátiras políticas e sociais.
Onde? Madeira
Quando? 5 a 9 de Fevereiro


Entrudo Chocalheiro

Caretos de Podence
Em Macedo de Cavaleiros vive-se a tradição, segundo rituais antigos de origens perdidas no tempo. Os Caretos de Podence são cabeça de cartaz do Entrudo Chocalheiro, o «Carnaval mais genuíno de Portugal», garante a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros (CMMC). O programa começa com o desfile nocturno e promete ser «diversificado e dirigido para toda a família», diz a CMMC. Os Caretos de Podence vão cumprir o ritual da fertilidade de “chocalhar” as raparigas solteiras (na realidade nenhuma mulher escapa), mas acrescentam-se muitas outras atividades: ronda das tabernas, raid fotográfico, passeios pedestre e de burro, workshop de máscaras ou os pregões casamenteiros.
Onde? Macedo de Cavaleiros
Quando? 6 a 9 de Fevereiro

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].