Como se corta um atum rabilho? Há dois restaurantes japoneses do Norte que vão ter cerimónias kaitai ao vivo

Esta espécie pode «atingir três metros de comprimento e um peso de seiscentos quilos», lembram os restaurantes.

©5Y | Kaitai Hoko Koda
©5Y

Os restaurantes 5Y anunciaram uma iniciativa que permite ver in loco a “desmontagem” de um atum, com o uso de técnicas para «aproveitar ao máximo» a carne.

Hoko (Braga) e Koda (Paredes) vão receber dois eventos com a cerimónia kaitai, onde os chefs cortarão um atum rabilho de cem quilos ao vivo. Esta espécie pode «atingir três metros de comprimento e um peso de seiscentos quilos», lembram os restaurantes.

Depois, serão servidos vários pratos com este ingrediente, sob forma «sashimi, nigiri, hossomaki e temaki», uma forma de «provar as diferentes texturas e sabores do atum rabilho».

Entre as partes que vão servir para esta degustação estão o «otoro (a barriga, macia e gordurosa), o chutoro (zona intermédia), o akami (o lombo mais magro, vermelho escuro) e o kama (pescoço)».

A primeira kaitai acontece no Hoko a 8 de Agosto e, a segunda, dia 15, no Koda. Ambos os restaurantes vão repetir este evento gastronómico em Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro. As reservas podem ser feitas, respectivamente, pelos telefone 937 674 880 e 923 521 998.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].