O chef Vítor Santos diz ter tido «total liberdade» por parte do hotel: usou-a para se inspirar em várias memórias e criar os novos pratos do Astoria.
«Produto de excelência, técnica de confecção e criatividade nos sabores» — estes são os «três pilares» que orientaram o chef na criação da nova carta do restaurante do InterContinental Porto – Palácio das Cardosas. A esta base juntaram-se as inspirações de Vítor Santos, invariavelmente momentos de infância.
Assim, o chef lembrou-se dos «aromas da cozinha dos avós, da lota de Matosinhos, das caçadas alentejanas e dos jantares em Paris» de quando era mais novo. «Tive total liberdade criativa para desenvolver cada prato; são experiências que evocam memórias afectivas», explica Vítor Santos.
Nas entradas do novo menu do Astoria, os destaques são o Ovo a Baixa Temperatura com Espuma de Batata e Trufa, o Carabineiro com Moqueca, Laranja e Coentros, e a Terrina de Foie Gras com Figos e Vinho do Porto.
Seguem-se os pratos principais, em dois eixos: mar e terra. O chef criou um Robalo Selado com Velouté de Ameijoas Fumadas e um Polvo Algarvio Grelhado com Ras el Hanout. O Cachaço de Porco com Puré de Maçã Reineta e o Peito de Pato com Molho de Avelã Tostada, Beterraba Assada e Vinho do Porto são outras das novidades.
Para a sobremesa, há Natas do Céu Reinventadas, Bolo de Banana da Madeira Flambé com Gelado de Whisky e Entremet de Três Citrinos com Yuzu e Crocante de Chocolate Branco. As reservas podem ser feitas pelo 220 035 639.